Está aqui
Projeto de Ampliação da Escola de S. João do Estoril apresentado à comunidade educativa
Foi apresentado à comunidade educativa, esta quarta-feira, em S. João do Estoril, o projeto final de ampliação da Escola Secundária local. Este projeto visa aumentar a capacidade da escola, que passará a acolher 1.100 alunos, e modernizar as infraestruturas, adaptando-as às exigências do ensino atual.
A intervenção inclui a construção de novos espaços, como uma biblioteca, um auditório e um pavilhão polidesportivo, bem como a ampliação e a melhoria dos espaços exteriores e comuns. O investimento total ascende a 13.806.041,00 de euros, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Cascais com a criação de condições de excelência para a comunidade escolar.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, sublinhou a relevância do investimento no âmbito do processo de descentralização de competências na área da Educação: “Estamos a investir 68 milhões de euros na construção e requalificação de quatro escolas no concelho, beneficiando 13.000 alunos e cerca de 5.000 docentes e não docentes. Este é um passo determinante para garantir condições de aprendizagem e trabalho de excelência.”
A intervenção que se irá realizar em duas fases, inclui a construção de novos espaços, como uma biblioteca, um auditório com capacidade para 256 lugares, cantina, refeitório e cozinha, um novo espaço do aluno e novas áreas de trabalho para professores e funcionários. O projeto abrange também a construção de um pavilhão polidesportivo com sala de dança e ginástica, novos balneários e áreas de apoio à atividade desportiva. Estão também bem previstos a ampliação e melhoria dos espaços exteriores e comuns, incluindo a construção de dois campos de jogos.
As obras irão decorrer durante as atividades letivas sem interrupções, pelo que Nuno Piteira Lopes quis deixar claro que, para isso acontecer, com a miníma perturbação do dia-a-dia da escola, será necessário uma estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais, o empreiteiro, direção da escola, professores, alunos e pais. " Estaremos sempre aqui abertos ao diálogo, para resolver os problemas que surjam com o decurso das obras e, espero que com a colaboração de toda a comunidade educativa, juntos encontraremos as soluções para os problemas que venham a surgir", garantiu o vice-presidente.
Além da Escola Secundária de S. João do Estoril, o município está também a trabalhar na requalificação das escolas Ibn Mucana, Fernando Lopes Graça e na construção da nova Escola Secundária de Cascais, cuja abertura está prevista para 2025. As intervenções, que deverão estar concluídas até 2027, reafirmam a aposta do município em dotar a comunidade escolar de infraestruturas modernas, funcionais e propícias ao sucesso educativo da escola pública.
Programa de Intervenção na Escola Secundária S. João do Estoril
Datas previstas:
- Fase 1 - 1.657 dias (jan 2025 a nov 2026)
- Fase 2 - 328 dias (nov 2026 a set 2027)
Núcleos:
- Biblioteca
- Auditório
- Desportivo - Pavilhão, campos exteriores, sala de ginástica e dança, balneários, sala de apoio, arrecadação, e primeiros socorros
- Refeitório e Cantina
- Espaço do aluno: associação de estudantes, Radio e Clube escolares, cafetaria, reprografia, loja escolarÁrea informal
- Necessidades de saúde especiais
- Apoio socio educativo - gabinetes de SPO, associação de pais e de atendimento
- Gestão - gabinete do diretor, sala de direção, sala de reuniões
- Secretaria - gabinete de chefia, tesouraria, sala de trabalho, arquivo
- Espaço docentes
- Espaço pessoal não docente
- Portaria
- Áreas técnicas
- Área informal de circulação e lazer
- Arranjos de espaços exteriores - Levantamento de todas as espécies arbóreas da escola, com a garantia, tanto quanto possível, da proteção e salvaguarda dos elementos naturais existentes.
- Iluminação - a iluminação proposta baseia-se no princípio de proporcionar a segurança da circulação na escola em horário noturno, tendo em consideração a máxima eficiência energética