Está aqui
Prémio do Mar Rei D. Carlos/2012: Leonel Pereira e Fernando Correia distinguidos com estudo sobre as macroalgas marinhas da costa portuguesa
A investigação premiada debruça-se sobre as várias potencialidades das macroalgas da costa portuguesa, identificando as espécies de acordo com as diferentes localizações geográficas da nossa orla costeira e explorando as suas principais utilizações, que vão da indústria farmacêutica à cosmética e saúde, passando pela extração e compostos antivíricos, antibacterianos e biofertilizantes. O estudo aborda ainda outras utilizações que podem ser dadas às macroalgas, nomeadamente no âmbito da ilustração ficológica como forma de promover o sucesso da comunicação científica e como fonte de inspiração artística/artesanal.
Nota biográfica sobre os autores do estudo:
Leonel Pereira | Doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra (UC), é atualmente professor auxiliar nessa mesma instituição e investigador integrado do IMAR-CMA, Centro de Investigação da UC. O seu trabalho debruça-se sobre a área de Ciências Naturais com ênfase em Botânica Marinha e Biotecnologia Algal, tendo publicado diversos artigos e estudos em revistas e livros especializados. Entre 2000 e 2011 participou em sete projetos de investigação, tendo sido coordenador de três deles. É autor e editor-chefe do “Portal Português das Macroalgas” (www.uc.pt/seaweeds). Recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Francisco Holanda na Expo’98.
Fernando Correia | Biólogo e docente no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a sua área de especialização é a Ilustração e Comunicação Científica. Foi responsável pela reintrodução desta disciplina no Ensino Superior português e pioneiro na utilização das técnicas digitais em Ilustração Científica no nosso país. Tem a seu cargo a coordenação geral do Curso de Formação em Ilustração Científica e do Nicho Expositivo ExpoDBIO, a direção do Laboratório de Ilustração Científica, bem como a orientação de diversas unidades de formação e cursos intensivos. Assina mais de 85 publicações em autoria única e 30 em coautoria. É membro de diversas instituições internacionais da área, participou em mais de 70 exposições e foi galardoado com vários prémios e distinções.