CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Nova Exposição De Fotografia “Rodney Smith – A Alquimia Da Luz”

Patente no Centro Cultural de Cascais a partir de 1 de março

O Centro Cultural de Cascais reafirma a sua aposta em aproximar o público português das obras dos maiores nomes da fotografia mundial com a abertura da exposição inédita em Portugal “Rodney Smith – A Alquimia da Luz”. Rodney Smith é aclamado pelas suas imagens que equilibram surrealismo, estilo e inteligência, forjadas ao longo de uma carreira de mais de 45 anos. A mostra acontece numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, e estará patente entre 1 de março e 25 de maio de 2025.


Evocativas da pintura surrealista de René Magritte, as fotografias de Rodney Smith (1947 – 2016) transportam-nos para cenários suspensos entre a realidade e a fantasia. Longe das convenções modernas da fotografia documental ou do realismo, Rodney Smith foi capaz de criar uma linguagem única para refletir a sua visão do mundo.

A exposição “Rodney Smith – A Alquimia da Luz”, no Centro Cultural de Cascais a partir de 1 de março, reúne mais de uma centena de trabalhos. Entre retratos e paisagens, Smith oferece cenas meticulosamente construídas, histórias e narrativas fantásticas, curiosas, paradoxais e românticas que fazem o mundo parecer mais claro e nítido, encontrando a ordem no caos.

Nascido na cidade de Nova Iorque, Rodney Smith encontrou a sua vocação artística ao visitar a coleção de fotografia do MoMA durante a juventude. Na Universidade de Yale, obteve o mestrado em Teologia e uma especialização em fotografia lecionada por Walker Evans, um dos maiores fotógrafos de sempre. Influenciado também pelos ensinamentos e pela precisão técnica de um outro mestre, Ansel Adams, durante a sua carreira Smith dedicou-se a aperfeiçoar o seu próprio método, escolhendo meticulosamente as ferramentas – as câmaras, o filme, o papel fotográfico, por exemplo – que melhor materializariam a sua visão. Capturadas em filme e iluminadas com luz natural, Smith nunca retocava as suas fotografias.

Smith começou a sua carreira como foto ensaísta. Foi em meados dos anos de 1980, após a publicação do seu primeiro livro, “In the Land of Light”, que o seu trabalho chamou a atenção de diretores de arte e editores de revistas. Nas décadas seguintes, fotografou para o The New York Times, a W Magazine, a Vanity Fair, a Departures e a New York Magazine e criou campanhas de moda para clientes como Neiman Marcus, Bergdorf Goodman, Ralph Lauren e Paul Stuart, entre outros. Paralelamente, nunca deixou de produzir o seu trabalho autoral.

Foi nesse período que Smith produziu alguns de seus trabalhos mais icónicos. Fotografias ambientadas em lugares reais, mas que se aproximam do surrealismo, imbuídas de um sentido estético muito particular, com composições meticulosas e perfeitamente equilibradas. Para a curadora Anne Morin, “Smith é um verdadeiro engenheiro do tempo perdido. Ele mede, calcula, pesa, para construir, por um meio que só ele conhece, a ordem geométrica da imagem perfeita”.

Rodney Smith, que morreu em 2016 aos 68 anos, era um homem que se importava profundamente em compartilhar a sua visão de mundo com humor, graça e otimismo. As suas imagens combinam inteligência e elegância, uma mistura potente que não poderia ter sido criada por nenhum outro fotógrafo. O seu trabalho continua a ser exibido em museus e galerias e é colecionado por instituições e colecionadores privados em todo o mundo. Atualmente, a Rodney Smith Estate dedica-se a preservar e a divulgar o seu legado.

“Rodney Smith – A Alquimia da Luz” pode ser visitada até 25 de maio de 2025. Atualmente o Centro Cultural de Cascais também apresenta a exposição “página 37”, do artista Tomás Serrão (até 6 de abril) e “Manifestações”, da artista Ana Lima-Netto (até 20 de abril).

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais, Portugal
https://www.fundacaodomluis.pt/

Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

Bilhética: Consultar AQUI

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0