Está aqui
Mais de 1000 Clássicos invadiram Cascais
Veja o video de de Manuel Portugal AQUI
A festa dos clássicos decorreu ao longo do fim de semana 17 e 18 de setembro, animando, no sábado, a Av. da República com o “II Quilómetro Lançado”, uma original prova de velocidade para os veículos produzidos até 1930 que contou com duas dezenas de participantes. Na categoria dedicada aos automóveis Veteranos, o vencedor foi Pedro Filipe em Ford T de 1912. Nos automóveis Vintage, Nuno Navarro foi o mais rápido, em Ford A de 1928, atingindo uma média horária invejável de 30 quilómetros por hora.
No domingo, batendo todos os recordes de participação, a prova de esforço foi um desfile entre Cascais e S. Pedro do Estoril, em plena Avenida Marginal, ou não fosse esta a via eleita como uma das mais belas na Europa para conduzir.
No âmbito deste festival automóvel, Cascais acolheu, por exemplo, um dos sete Ford GT40 Mk III (1960) construídos no mundo. Propriedade de Luiz Simões, o clássico conquistou as preferências do público, arrecadando o prémio Best of Show no Concurso de Elegância Internacional do Cascais Classic Motorshow 2016, em que participaram 54 automóveis divididos por nove categorias.
Mais moderno, mas igualmente clássico capaz de despertar paixões, o Maserati Merak de 1971, de José Teixeira conquistou o Prémio de Conservação no Concurso de Elegância internacional, distinção entregue pelas mãos de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e que fez jus ao trabalho feito pelo proprietário.
De entre os participantes vindos da Suécia, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Espanha e Brasil, o público distinguiu o BMW Isetta 300 de Nuno Madeira, que recebeu o Troféu João Lopes da Silva.
Nas motos, destaque para a Menção Honrosa atribuída à centenária Harley-Davidson Modelo F de 1916, de Joaquim Boavida, que cumpriu, com distinção, uma volta ao perímetro do Hipódromo. No final, o júri atribuiu o prémio Best of Show à Norton International, de João Paulo Fragoso.
Uma das novidades da edição de 2016 do Cascais Classic Motorshow foi o Rali ACP, com 75 equipas participantes. Nuno Serrano e Alexandre Berardo, em Peugeot 205 GTI de 1984, foram os vencedores da geral, seguidos de Miguel Jerónimo e Rui Martini (Porsche 911 SC de 1982)) e João Gonçalves e António Caldeira (Jaguar E-Type de 1966).
Prémios do IV Concurso de Elegância de Cascais
IV Cascais Concours d'Elegance
Menções Honrosas
“Espírito Desportivo”
- Mini Cooper S ( 1963) de Fernando Soares
“Design Extraordinário”
- Lancia Fulvia Sport (1971) de Ricardo Kendall
“Restauro Nacional”
- Jaguar XK 140 DHC (1955) de Roland Bachmeier
“Relevância Histórica”
- Rolls Royce Phantom III (1938) de Eduardo Neves
Prémio de Preservação (Preservation Award)
- Maserati Merak (1973) de José Teixeira
Vencedores das categorias
Vintage
- Packard 640 (1929) de José Barquinha
Pós-Vintage
- SS 100 Jaguar (1936) de José Manuel Albuquerque
Pós-Guerra Desportivos
- Lancia Aurelia B52 Roso d'Oro (1952) de Mark Paul
Microcarros
- Scootacar Mk I (1959) de Henrique Teixeira Araújo
- Mercedes-Benz Cabriolet
- Mercedes-Benz 220 SEb (1963) de Henrique Pedroso
Grande Turismo Anos 60-70
- Maserati 3500 GTI (1963) de Matthias Hinz
Desportivos Anos 60-70
- Ford GT40 Mk III (1968) de Luiz Simões
Carros de competição Anos 60
- Lotus 47 (1965) de Manuel Ferrão
Prémio do Público - Troféu João Lopes da Silva
- BMW Isetta 300 (1956) de Nuno Madeira
Best of Show
- Ford GT40 Mk III (1968) de Luiz Simões
II Cascais Concours d'Elegance – Motorcycles
Menção Honrosa
- Harley-Davidson F (1916) de Joaquim Boavida
Pré-Guerra
- Norton International (1939) de João Paulo Fragoso
Pós-Guerra
- Aeromacchi Ala Verde (1916) de João Carlos Sousa
Anos 60 e 70
- Honda CB 750 (1973) de João Carlos Sousa
Prémio de Preservação/Originalidade
- Coventry Eagle K6 250 (1916) de Pedro Pinto
Best of Show
- Norton International (1939) de João Paulo Fragoso