Está aqui
Lançado Catálogo da Exposição “A Invenção do Estoril: História em Fotografia (1914-1955)”
Este sábado, dia 18 de janeiro, foi apresentado o catálogo da exposição “A Invenção do Estoril: História em Fotografia (1914-1955)”, na Casa Sommer - Arquivo Histórico Municipal de Cascais. Este catálogo teve por base o processo de recuperação de uma coleção de mais 2000 negativos de gelatina em vidro do Hotel Palácio, que estiveram por revelar durante quase um século, e que são agora apresentados em 176 páginas ilustradas.
“O Estoril foi o fundador do turismo em Portugal”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “É importante manter as memórias do passado e, por isso, é um grande orgulho ver o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal de Cascais”, acrescentou o autarca.
O catálogo da exposição permite reconstituir, através de fotografias inéditas, o meteórico processo de construção e afirmação do Estoril, enquanto o mais icónico destino turístico português, entre 1914 e 1955.
“Este livro traduz a riqueza do património arquivístico do nosso concelho”, afirmou João Miguel Henriques, diretor do Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, aproveitando ainda para agradecer ao Hotel Palácio “a confiança dada para o tratamento desta coleção fotográfica”. Em breve, estas fotografias estarão também disponíveis no Arquivo Histórico Digital de Cascais, garantiu João Miguel Henriques.
Como é possível constatar pela exposição relativa ao tema, que se encontrará até outubro de 2025 na Casa Sommer, os grandes protagonistas destas imagens são, principalmente, as pessoas. Os registos de cenas da vida quotidiana de milhares de homens, mulheres e crianças, humanizam de forma determinante a história partilhada, permitindo redescobrir o mundo através dos seus olhos e estabelecer novas pontes entre o passado e o presente.
“Através destas fotografias conseguimos ver a evolução do Estoril, do país e do mundo. A Câmara Municipal de Cascais conseguiu fazer uma maravilhosa homenagem a esta história”, referiu a professora doutora Cristina Carvalho, especialista na história do Estoril.
No final da sessão de lançamento do catálogo, o público presente teve a oportunidade de fazer uma visita guiada pela exposição, orientados pelos especialistas João Miguel Henriques e Cristina Carvalho. Através desta visita, ficaram-se a conhecer várias curiosidades sobre evolução dos projetos gizados pelo visionário Fausto Figueiredo e que revolucionaram a indústria do turismo em Portugal, com a criação da “estação marítima, climatérica, termal e sportiva” do Estoril.
O evento de hoje contou com as presenças de Alexandre Faria, vereador da Câmara Municipal de Cascais, Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, e várias personalidades do concelho cascalense, entre as quais familiares de Fausto Figueiredo.
CMC | DG | BN | LB