Está aqui
Inaugurada a creche do Centro Comunitário de Carcavelos | Autarquia assegura financiamento superior a 150 mil euros no ano letivo 2012/13
A creche foi criada de raiz e tem capacidade para acolher até 62 crianças dos três meses aos três anos. É fruto de um investimento global de 2,2 milhões de euros, apoiado em 1,3 milhões de euros pela Câmara Municipal de Cascais.
Cumprindo a sua função social, a maior parte das crianças inscritas é de famílias que pertencem aos três primeiros escalões do Abono de Família da Segurança Social, sendo a mensalidade reduzida e de acordo com os rendimentos familiares. Até que sejam celebrados acordos de cooperação com a Segurança Social, que permitam assegurar à instituição a diferença entre o valor que as famílias podem pagar e o custo real por criança, a Câmara Municipal de Cascais vai garantir a sustentabilidade da creche. Para esse efeito, o município já disponibilizou 52.075,00 euros para o período de setembro a dezembro de 2012 e disponibilizará mais 106.000,00 euros para o período compreendido entre janeiro e agosto de 2013, num montante total de 158.075 euros.
Durante a inauguração da creche, Carlos Carreiras considerou que este novo espaço “vem reforçar o apoio às famílias, que entendemos ser a base de toda a sociedade. Por isso não poupamos esforços quando se trata de reforçar o seu papel e a sua coesão”.
Também esteve presente na cerimónia Mariana Ribeiro Ferreira, presidente do Instituto da Segurança Social, que deixou uma mensagem de otimismo aos convidados: “A nossa parceria é baseada no diálogo para construir novas soluções para novos problemas. E acredito ser possível alcançar novas soluções”.
Por sua vez, o Padre António Teixeira, presidente do Centro Comunitário de Carcavelos, afirmou que “este é um projeto sonhado e ambicionado por muitas pessoas, cuja concretização enfrentou muitas dificuldades, que conseguimos vencer”.
Nos últimos 24 meses foram criadas aproximadamente 400 novas vagas em creche através de apoios da Câmara Municipal de Cascais, num investimento municipal que ronda os 5.595 milhões de euros. Este apoio repartiu-se entre o funcionamento, apoio à construção e aquisição de equipamentos e criação de bolsas sociais destinadas à integração de crianças em creches da rede privada.
Durante este período, seis instituições viram reforçado o investimento da autarquia na área dos equipamentos: Creche da Pampilheira - Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Cooperativa Horizonte no Penedo/Murtal - Parede, Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Centro Social e Paroquial de São Vicente de Alcabideche, Centro Comunitário de Tires - São Domingos de Rana e a Creche da IDEIA – Outeiro - São Domingos de Rana.
Graça à aposta da autarquia, a oferta de vagas em creche no concelho de Cascais cobre 35% da procura, um valor superior à média nacional, que é de 34%.