Está aqui
Exposição Eco-Natal sensibiliza milhares de crianças para reutilização de materiais | Até 6 de janeiro
Sob o lema dos quatro Rs – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar, as crianças foram desafiadas a criar os enfeites de Natal a partir de cápsulas de café, jornais, revistas, embalagens de plástico, tampas de garrafa e outros materiais que reaproveitaram em sala de aula, criando assim diversos enfeites para árvores de Natal. Uma vez que os objetos foram trazidos de casa, centenas de famílias foram também sensibilizadas para este tema.
Para além de dar visibilidade aos trabalhos dos alunos, a exposição pública das árvores visa também alertar para a importância do reaproveitamento de materiais, de modo a evitar o consumo excessivo e a promover o conceito de reutilização.
Realizada desde 2009, esta mostra de trabalhos escolares começa a ser uma tradição natalícia no concelho de Cascais, tendo já envolvido milhares de alunos que decoraram mais de uma centena e meia de árvores de Natal. No âmbito da iniciativa é atribuído o galardão Eco-Natal, que distingue simbolicamente a escola cuja árvore mais se destaca pela criatividade e diversidade de materiais utilizados.
O Eco-Natal é uma das atividades incluídas no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais para as escolas. Este programa disponibiliza aos estabelecimentos de ensino diversas atividades lúdico-pedagógicas, nas temáticas dos Resíduos, Mar, Energia, Cidadania e Natureza. Desenvolvido numa perspetiva de responsabilidade ambiental e social, o programa tem como objetivos potenciar valores e atitudes centrados no respeito pela Natureza e pela preservação dos seus recursos. Dirigida às escolas públicas e privadas do concelho de Cascais, do ensino pré-primário ao secundário, a oferta de conteúdos pode ser consultada em http://www.cm-cascais.pt/sensibilizacao-ambiental-escolas