Está aqui
II Seminário Nacional de Saúde Mental do Desporto de Alta Competição
Prevenir o burnout, a gestão do stress e a promoção de uma cultura desportiva saudável. Estes foram alguns dos temas em destaque na 2ª Edição do Seminário sobre a Saúde Mental no Desporto que decorreu no passado dia 22 de maio, no o Edifício das Artes no Estoril. Um momento de debate entre várias personalidades, atletas e outras entidades, como a ex-ministra da Saúde Maria de Belém e ex-atletas olímpicos como Nélson Évora, Mário Aníbal e Marta Onofre, entre outros especialistas em saúde mental e treinadores de alta competição.
Luís Alves Monteiro, presidente da Associação de Atletas Olímpicos Portugueses (AAOP), destacou a necessidade contínua de abordar esta questão, mencionando que pelo menos metade dos atletas enfrenta problemas de saúde mental ao longo das suas carreiras.
Segundo um estudo conduzido pelo Observatório de Saúde Mental, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), mais de 40% dos atletas olímpicos portugueses sofrem ou já sofreram de problemas de saúde mental em várias fases da carreira, demonstrando a importância de continuar a debater este tema, de forma a promover uma cultura desportiva mais saudável.
A 2ª Edição do Seminário sobre a Saúde Mental no Desporto procurou ainda identificar os desafios e oportunidades atuais no campo da saúde mental no desporto, contribuindo para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU na sua Agenda 2030.