CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Freguesia de Alcabideche cumpre 184 anos

Freguesia de Alcabideche celebra memória, tradição e futuro

Esta quarta-feira, 22 de janeiro, a Freguesia de Alcabideche comemorou o seu 184º aniversário com uma cerimónia solene repleta de momentos marcantes, simbolizando a rica história e a vitalidade desta localidade. O evento decorreu com a participação de diversas entidades e munícipes, num ambiente de festa e emoção e contou com a presença de todo o Executivo Municipal: Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, do vice-presidente Nuno Piteira Lopes e dos vereadores Francisco Kreye, Carla Semedo, Diana Vale e José d'Almeida, 

Durante a sessão solene, foram atribuídas pela Junta de Freguseia, Medalhas de Mérito em diversos âmbitos como o cultural, desportivo, serviços distintos, associativismo, educação e ação social , reconhecendo o trabalho, esforço e dedicação de cidadãos e entidades que, através das suas ações, elevam o nome da freguesia (ver lista no final)

Antes da cerimónia solene da entrega de medalhas, Carlos Carreiras dirigiu-se aos presentes com um discurso onde lembrou que Alcabideche é uma das paróquias mais antigas do concelho. Mas, "antes de ser paróquia já existia Alcabideche, dando o exemplo como o mais antigo território de inclusão e diversidade que até hoje caracterizam esta freguesia". O presidente da Câmara destacou, ainda, que Alcabideche é, assim, "uma freguesia com uma identidade forte, onde o passado se encontra com o futuro através do dinamismo e da resiliência da sua população".

Depois de enaltecer o papel da Junta de Freguesia nas mais diversas áreas e que abrange todas as faixas etárias, com especial destaque para os inovadores programas sociais dirigidos às crianças, jovens e, sobretudo, aos mais velhos e à população mais carênciada, Carlos Carreiras que está na reta final do seu último mandato como lider do Executivo Municipal, disse que, entre outros, existem três grandes objetivos ainda por concretizar na freguesia, afirmando que "estamos a trabalhar para que sejam uma realidade antes de acabar este mandato".

São eles a criação de um Museu de Arte Moderna no Edifício Elipse; a instalação da Nova Medical School, comjuntamente com uma das mais reconhecidas fundações, a Fundação Osvaldo Cruz, trazendo, assim, um prestigiado centro de investigação científica na área das vacinas e medicamentos para Alcabideche; E a requalificação do Autódromo do Estoril que passará a ser também um centro de investigação na área da indústria automóvel, onde a inovação, as novas tecnologias e a Inteligência Artificial estarão bem presentes. 

Também Nuno Piteira Lopes fez questão de parabenizar a Junta de Freguesia de Alcabideche, sobretudo porque "tem tido a capacidade de "interpretar aquilo que são as necessidades da população, quer nos jovens, quer nos mais velhos e nos mais carenciados, através do apoio às instituições, associações e coletividades que atuam no território", acrescentando que "por isso tem mostrado níveis de desenvolvimento muito elevados, uma freguesia próspera, onde é bom de viver, estudar e trabalhar"

Para José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia, é essa mistura entre "história, tradição e resiliência da comunidade que torna possível a construção de sonhos, com os olhos sempre postos no futuro, na construção de uma freguesia inovadora, forte e coesa, que não perdendo a sua identidade, antes a reforça". 

Como em qualquer festa digna desse nome, a animação não faltou. O espetáculo de dança esteve a cargo da Escola de Dança "Expression Move", encantou o público com coreografias vibrantes e criativas, algumas das quais premiadas a nível nacional. A componente musical foi assegurada pelo Quarteto "Ensemble Vocal", da Escola de Música Michel Giacometti, que brindou os presentes com uma atuação memorável. No encerramento das comemorações, o hino nacional foi entoado pelas vozes femininas do Quarteto, num momento de grande emoção que culminou com o apagar das velas e os parabéns cantados por todos os presentes

Um pouco da história de Alcabideche

A Freguesia de Alcabideche tem as suas origens profundamente ligadas à história de Cascais e à região da Grande Lisboa. Reconhecida oficialmente em 1841, é uma das mais antigas paróquias do concelho, com um património rico e diversificado. Conhecida pela sua tradição rural e pelo dinamismo da sua comunidade, Alcabideche testemunhou uma evolução significativa ao longo dos séculos, tornando-se num espaço de convivência entre a história e a modernidade. Hoje, Alcabideche é sinónimo de tradição, cultura e progresso, orgulhando-se das suas gentes e do contributo que continua a dar para o desenvolvimento do concelho de Cascais. As comemorações do 184º aniversário foram um reflexo desta vitalidade, consolidando o papel de Alcabideche como um exemplo de unidade e dedicação comunitária.

Distinguidos com Medalhas de Mérito pela Junta de Freguesia

- Medalha de Mérito Desportivo - Ana Sofia Carriço da Cruz ( campeã nacional e mundial de Karaté e Kata);

- Medalha de Mérito Serviços Distintos (Proteção Civil): Bombeira-chefe Sónia Margarida Lázaro de Almeida e bombeira subchefe Marisa Alexandra Félix da Silva

- Medalha de Mérito Associativismo - Paulo César Lima da Cruz ( Projeto Volante Solidário)

- Medalha de Mérito Cultura - Grupo de Dança Expression Move

- Medalha de Mérito Educação - Maria Isabel Martins Godinho

- Medalha de Mérito Ação Social - Fátima Zacarias Santos ( Associação Moradores Atrozela)

- Medalha de Mérito Serviços Distintos - Cabo GNR António Manuel Piriquito

- Medalha de Mérito Serviços Distintos - Padre Manuel Ferreira Mendes

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0