Está aqui
European Le Mans Series 2016: “4 horas do Estoril” decidem campeonato
O programa destina-se não só aos adeptos do automobilismo, mas também às famílias que terão aqui oportunidade única de assistir a um dos momentos mais esperados do automobilismo europeu. No autódromo, o acesso às bancadas E, A e B será livre e apenas o acesso ao “paddock” terá um preço simbólico de 10€. Aqui, na zona das boxes na manhã de domingo, o espectador poderá circular livremente e contactar com todos os pilotos participantes na tradicional cerimónia de convívio, distribuição de recordações e assinatura de autógrafos com os pilotos do European Le Mans Series.
Com tudo em aberto, espera-se uma grande corrida que irá decidir o título de 2016, nas categorias LMP2 e ELMS 2016. São dois, os grandes candidatos na categoria LMP2: a equipa francesa dos Thiriet by TDS Racing, que continua a ser favorita ao volante do Oreca 05, com 92 pontos. No segundo posto, com 78 pontos, ao volante do “clássico” Gibson 015S, o último protótipo de chassis aberto presente no ELMS, a equipa G-Drive Racing ainda acalenta a esperança de bater os franceses.
Contudo, os 14 pontos de atraso significam que basta à equipa francesa alcançar um terceiro lugar no final da corrida portuguesa para chegar ao título. Matematicamente, ainda há uma terceira equipa com a expectativa no título. Trata-se da equipa russa da SMP que tem 68 pontos. Porém, para vermos os russos, num original BR 01 desenhado por Paolo Catone, chegarem ao primeiro lugar, seria necessária uma péssima prestação dos dois adversários.
Nos LMP3, o título está entregue à equipa United Autosports, ficando em aberto para o Estoril a atribuição dos outros lugares do pódio, tendo como candidatos a Graff Racing e a Duqueine Engeneering.
Na classe Grande Turismo Endurance (GTE), o Ferrari amarelo da JMW Motorsport chegará ao Estoril bem posicionado para alcançar o título. Os 20 pontos de avanço sobre o Aston Martin V8 Vantage da Aston Martin Racing fazem com que um sexto lugar seja suficiente para a equipa britânica se confirmar como campeã.
Em paralelo às 4 Horas do Estoril, teremos mais três competições de grande interesse para os aficionados portugueses: a Michelin GT3 Le Mans Cup, para carros da classe GT3 (onde corre o português Filipe Barreiros), a Fórmula Renault 2.0 (onde compete o jovem Henrique Chaves) e o competitivo Renault Sport Trophy R.S.01 (onde alinha Miguel Ramos).
Mas, como esta é também uma festa que pretende integrar toda a família, a “Fun Zone”, junto à Bancada B, é uma área de lazer e entretenimento acessível a todos e que contará com a presença da Renault, do Museu do Ar (que irá apresentar aviões e motores da sua coleção), da GNR (que terá expostos os seus veículos históricos) e de alguns colecionadores de prestígio que irão exibir exemplares de supercarros dos anos 60 e carros de competição clássicos.
Tudo isto tendo por perto uma área de restauração e ainda uma feira de livros, miniaturas e arte relacionada com o desporto automóvel. Para os mais jovens e não só, refira-se a presença de um grupo de “Steampunks” que irá animar a zona da Bancada A e da existência de um “PokeStop” e um “Ginásio” a descobrir na área do circuito.
Se quiser deixar o carro em casa, para quem vem de longe, a CP fará um desconto de 30 % nos comboios Intercidades e Regionais mediante a apresentação do bilhete de Paddock nas bilheteiras. Se habita no distrito de Lisboa terá um bilhete especial nos comboios suburbanos, custando 2 € a viagem de ida e volta, para além de autocarros gratuitos para o Autódromo do Estoril a partir das estações da Portela de Sintra e de Cascais.
Mais informações em www.elms-4hestoril.pt e no Facebook: “4 horas do estoril”.