CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encerramento da Capital Portuguesa do Voluntariado

Cerimónia no Mercado da Vila assinala Dia Internacional do Voluntário.

Em 2024, Cascais foi a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado. Num ano marcado por várias iniciativas, foi realçado o papel do voluntariado e dos voluntários na comunidade no seu dia-a-dia, e onde os voluntários e as associações promotoras do voluntariado foram os principais atores de todas as atividades.

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, realizou-se a cerimónia de encerramento da primeira Capital Portuguesa do Voluntariado. No Mercado da Vila de Cascais, foram vários os voluntários e as associações que se fizeram representar nesta cerimónia que assinalou também o Dia Internacional do Voluntário.

A cerimónia começou com Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, a dar as boas-vindas a todos os que ali estavam presentes, seguido de uma homenagem aos Tutores de Bairro, e uma celebração dos 15 anos deste programa tão importante para o concelho.

Seguiu-se um momento proporcionado pela CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), que distinguiu 16 instituições do ensino superior que promoveram ao longo do ano a prática do voluntariado, atribuindo-lhes o Selo de Qualidade Academia Voluntária.

Como já é habitual, a Confederação Portuguesa do Voluntariado, parceira de Cascais na aventura da Capital Portuguesa do Voluntariado, distinguiu seis instituições e indivíduos relativamente ao seu contributo para o voluntariado em seis categorias diferentes: Jovem, Carreira, Revelação, Inovação, Excelência e Sénior.

Houve ainda tempo para o município de Cascais receber o Selo de Qualidade Join4Change, que identifica e valoriza as boas práticas na gestão de programas de voluntariado. Assim, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o vereador José D’Almeida e a equipa da Divisão de Voluntariado da autarquia receberam este galardão, um símbolo do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos anos no concelho.

“Foi um evento que marcou a diferença pelo facto e pela capacidade que nós temos de, em Cascais, nos colocarmos na pele dos outros e percebermos como é que nós podemos ajudar quem mais precisa,” explicou o vereador José D’Almeida. “Recebemos também um prémio de excelência, um prémio das melhores práticas a nível de voluntariado, em que nós, Cascais, também somos exemplo. Mas esse exemplo acarreta uma responsabilidade maior e onde realmente percebemos no dia a dia, no contacto com as pessoas, percebemos que não precisamos de muito para ter tudo,” concluiu.

O concelho conta com mais de 18.000 voluntários e mais de 100 Organizações Promotoras de Voluntariado, que completam mais de um milhão de horas de voluntariado anuais em Cascais. Ao longo de todo o ano, são desenvolvidos projetos na área Social, Juventude, Ambiental, Bem-Estar Animal, Proteção Civil, Corporativo, entre outras. O município reconhece e valoriza os seus voluntários e realiza, anualmente, o Festival do Voluntariado, juntando todos aqueles que contribuem para esta causa. Em Cascais, voluntariado é cidadania.

Saiba mais sobre o voluntariado em Cascais aqui.

CMC | DCG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0