Está aqui
Decorre a época da vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar
Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, cerca de 60 voluntários esgotaram as inscrições para vindimar as vinhas do Mosteiro de Santa Maria do Mar. Com boa disposição e muita vontade de trabalhar, munícipes, não munícipes, e colaboradores da Câmara Municipal, andaram de tesoura na mão toda a manhã, a cortar os cachos de uvas brancas das castas Arinto e Galego Dourado, cruciais na elaboração do tradicional e generoso Vinho de Carcavelos. No total, foram colhidas cerca de 3,4 toneladas de uvas.
“Esta é uma ação de cidadania, pois estamos a contribuir para algo que também é da comunidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “As vindimas aqui no Mosteiro de Santa Maria do Mar, com a vinha de Carcavelos, são uma forma de reforçarmos a nossa identidade, com a salvaguarda dos recursos naturais que temos e com o envolvimento da população. Agradecemos essa disponibilidade por parte de tantos cidadãos que aqui vieram”, acrescentou o autarca.
Luís Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, esteve presente nesta manhã, referindo que “esta é a segunda vindima do ano aqui no Mosteiro e serve para reabrir o trabalho que a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a fazer neste projeto”. Luís Capão aproveitou ainda para deixar um convite à população: “No próximo dia 13 de setembro iremos ter a última vindima, que acabará com um pequeno arraial, que já começa a ser tradição. Estão todos convidados!”.
Na manhã de hoje, marcaram também presença no Mosteiro de Santa Maria do Mar, o vice-presidente do município, Nuno Piteira Lopes, o vereador Frederico Nunes, e o presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, Nuno Alves.
Desde a aquisição do Mosteiro de Santa Maria do Mar pela autarquia cascalense, em 2017, este é o quarto ano em que é feita a vindima no local. Em 2023, a vindima rendeu quase 9 mil garrafas do Vinho de Carcavelos e contou com a presença de 100 voluntários. Anualmente, a quantidade de uva tem vindo a crescer, o que torna a produção deste vinho mais rentável e sustentável.
Durante este mês de setembro, existe uma programação vasta relacionada com as vindimas em Cascais, que contempla atividades para toda a população, mas com vagas limitadas. Saiba mais aqui
Sobre a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar
Esta vinha, com cerca de 2,7 hectares, pretende melhorar o potencial enológico do Vinho de Carcavelos, um vinho único e muito apreciado, que tem vindo a cair no esquecimento devido à falta de produção. Aqui, o modo de produção é biológico e regenerativo. A vinha é gerida tendo em conta os ciclos naturais do ecossistema, no sentido de recuperar a fertilidade do solo, aumentar a biodiversidade e a saúde da vinha. A primeira vindima foi em 2021 e desde então tem-se assistido ao crescimento anual na produção das diversas castas de uva. Entre 2021 e 2023, as vindimas renderam mais de 20 toneladas e, atualmente, existem mais de 16 mil litros de vinho em barrica.
CMC | DG | CB | LB | TD