Está aqui
Covid-19 | Cascais ajuda idosos a passar o Natal em família

Este plano visa contrariar a falta de espaço de isolamento nos lares, que possam acolher os idosos após um Natal junto das respetivas famílias, impedindo os residentes nestes espaços de se reunir com os seus, a Câmara Municipal de Cascais acaba de apresentar uma inovadora medida de apoio em tempos de pandemia.
Além de financiar testes de diagnóstico ao idosos residentes em lares de todo o país com família no concelho de Cascais, a autarquia vai pagar alojamento nas unidades hoteleiras locais para que os idosos possam cumprir um período de quarentena após estarem em contacto com os familiares residentes no concelho. A medida visa prevenir eventuais surtos de Covid-19 no regresso às instituições onde os idosos residem habitualmente que, desta forma podem passar o Natal em família mais tranquilos.
Implicando um investimento municipal entre 300 mil e 400 mil euros, a medida conta também com a ajuda de mecenas e a parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais e da Delegação da Cruz Vermelha do Estoril: "É uma resposta de toda a comunidade a um problema de humanidade, a de tentar que as famílias possam reunir-se no Natal e quebrar a solidão dos idosos nos lares”, afirmou o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, à agência Lusa. A quarentena não terá de ser cumprida a sós pelos idosos, pois a Câmara “vai também pagar estadias a um acompanhante”.
Seguindo a estratégia municipal de apoio à economia local, esta medida de apoio em tempo de pandemia Covid-19 "é também uma ajuda às próprias unidades hoteleiras", acrescentou Carlos Carreiras.
Poderão candidatar-se idosos autónomos, cujas famílias residam no concelho de Cascais.
Saiba mais AQUI