Está aqui
Conselho Municipal do Desporto está constituído
Esta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Auditório Carlos Avilez, no Edifício Cruzeiro, foi palco da primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto de Cascais (CMDC) que deu posse aos respetivos membros. Esta Assembleia Constitutiva que deu "o pontapé de partida" a este Conselho Municipal dedicado ao Desporto, contou com a presença do Executivo Municipal, representado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e pelos Vereadores Francisco Kreye (na qualidade de presidente do novo Conselho Municipal), José D’Almeida, Frederico Nunes, Francisco Kreye, Frederico Pinho de Almeida e os restantes vereadores sem pelouros atribuidos, representantes das várias forças políticas com representação no Município de Cascais.
O CMDC reafirma-se como um espaço de diálogo e debate fundamental entre o Município, entidades desportivas locais e outras organizações interessadas na promoção do desporto. Este órgão consultivo tem como missão fomentar a democracia participativa e contribuir para o desenvolvimento desportivo do concelho, promovendo uma maior proximidade com a população e as suas necessidades.
"Esta noite representa um marco significativo no reforço do Desporto no nosso concelho, um passo concreto para uma nova estratégia colaborativa, integrando a voz e a experiência de todos os agentes desportivos que atuam no concelho, tornando o Desporto um motor de coesão social e da promoção da saúde e da qualidade de vida dos nossos munícipes", referiu Nuno Piteira Lopes, na abertura da reunião inaugural do CMDC.
Política Desportiva de Cascais: Promover a qualidade de vida dos munícipes de todas as idades
A Câmara Municipal de Cascais tem como prioridade a promoção do desporto e da atividade física como elementos essenciais para a qualidade de vida dos munícipes. O compromisso do município é evidente: apostar em infraestruturas de excelência e fortalecer as parcerias com estruturas associativas e entidades desportivas. Este trabalho conjunto tem permitido a Cascais destacar-se como um dos maiores polos desportivos do país, com uma taxa de participação desportiva per capita superior à média nacional e europeia.
"Este é um forum para trabalharmos todos em conjunto e que sentará à mesma mesa associações, escolas, clubes desportivos, ginásios e onde estão representados todos os demais agentes desportivos. Esta é uma plataforma de diálogo e discussão para que todos falem a mesma língua e, em conjunto, possamos pugnar pelos mesmos objetivos e na execução da estratégia desportiva local", destacou Francisco Kreye, após a sua nomeação para presidente do Conselho Municipal do Desporto.
Cascais: Uma Identidade Marcada pelo Desporto
A forte tradição desportiva de Cascais é reconhecida não só a nível nacional como internacional. A localização privilegiada, a excelência das suas infraestruturas e a sólida rede de clubes e entidades desportivas conferem ao concelho uma identidade única, onde o desporto é muito mais do que uma prática – é um pilar da comunidade.
Com a criação do Conselho Municipal do Desporto, Cascais reforça o seu compromisso de continuar a trabalhar com os agentes desportivos locais para consolidar o concelho como uma referência no panorama desportivo nacional e internacional.
O Conselho Municipal do Desporto atua, assim, como elo de ligação entre os agentes desportivos e o Município, reunindo esforços para:
• Promover hábitos de prática desportiva na comunidade;
• Ampliar a acessibilidade dos programas e atividades desportivas;
• Acompanhar a implementação e evolução da política desportiva municipal;
• Garantir uma oferta desportiva diversificada e de qualidade;
• Facilitar a troca de informações entre clubes e associações;
• Reconhecer e celebrar os feitos dos atletas e equipas locais;
• Incentivar a comunicação e cooperação entre diferentes setores.
O Conselho Municipal do Desporto reunirá a cada seis meses ou quando circunstâncias excecionais assim o requererem.