Está aqui
Clean Up The Atlantic 2013: Uma tonelada de lixo recolhida por 90 voluntários
Visando estender a ação a outros pontos da costa cascalense, este ano a limpeza Clean Up the Atlantic realizou-se também nas arribas da praia da Parede, onde os voluntários recolheram sobretudo plásticos, nomeadamente sacos e garrafas. Por sua vez, na praia dos Pescadores - no palco tradicional do Clean Up - os mergulhadores retiraram do fundo do mar vários objetos, como um colchão, um carrinho de supermercado, botas, pneus, estores, armadilhas de pesca, âncoras, latas e garrafas de vidro.
Estes resíduos podem ser prejudiciais para a fauna e flora marinhas. Alguns animais, como os pepinos, ouriços ou as estrelas-do-mar, ficam presos em garrafas ou covos de pesca. Há ainda o risco de os animais confundirem as partículas de lixo com alimento ingerindo-as, o que constitui um elevado risco e coloca em causa a sua sobrevivência.
No sentido de alertar a população para a importância de evitar deixar lixo nas areias das praias ou atirar para o mar, no final do Clean Up os resíduos ficaram expostos na Baía de Cascais.
Esta é a sexta edição da iniciativa, promovida pela autarquia com o objetivo sensibilizar a opinião pública para os efeitos negativos da poluição marítima e, paralelamente incentivar a prática de mergulho no concelho. Desde que iniciou, em 2008, permitiu que fossem retiradas do fundo do mar mais de oito toneladas de resíduos.