CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Chefs on Fire planta 315 árvores

Festival compensa lenha utilizada na edição de 2024 através de iniciativa com o programa Oxigénio

Apoiar a recuperação da floresta autóctone na Quinta do Pisão. Foi com este objetivo que a equipa do “Chefs on Fire” estiveve reunida esta tarde, 19 de fevereiro, numa ação de plantação, consolidando a sua estratégia de impacto positivo com ações ambientais e sociais.

“Nós consumimos, durante três dias em Cascais, cerca de 125 toneladas de madeira a preparar aquela comida maravilhosa e isso equivale a 315 árvores que replantamos aqui, com o apoio da Cascais Ambiente e da Quinta do Pisão,” salientou Gonçalo Castel-Branco, organizador deste festival.

Esta é mais uma das iniciativas que o “Chefs on Fire”, reconhecido como o melhor festival de fogo, comida e música da Europa, realiza em prol da regeneração ambiental. Em 2025, as espécies escolhidas para a reflorestação incluem: Sobreiro (Quercus suber); Azinheira (Quercus rotundifolia); Carvalho-cerquinho (Quercus faginea); Zambujeiro (Olea europaea sylvestris).

“O 'Chefs On Fire' é um evento que nasceu no nosso concelho e pelo qual nutrimos grande estima. Tem tido um crescimento incrível, tornando-se um festival referência em Portugal e lá fora. Para além disso, apesar das características do festival, tem tido uma conduta de sustentabilidade irrepreensível, muito em linha com as regras exigidas pelo novo, e apertado, Regulamento de Sustentabilidade criado pela autarquia. Esta ação é mais um exemplo desse compromisso que a organização tem com Cascais e com o meio-ambiente.”, afirma Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Além da plantação de árvores, durante o festival a organização promoveu também a Campanha dos Biorresíduos da Cascais Ambiente, sensibilizando para a separação e reaproveitamento de restos de comida que depois são transformados em energia e composto.

Tal como os vários eventos realizados em Cascais, o Chefs on Fire tem vindo a reduzir a utilização de plásticos descartáveis, redistribuir os excedentes alimentares através da Refood e, desde 2023, conta com uma parceria com a Because Impacts, criando um plano estruturado para medir e reduzir o impacto ambiental, abordando áreas como emissões de CO₂, mobilidade sustentável, circularidade de materiais e biodiversidade.

Com um compromisso crescente e estruturado, o Chefs on Fire 2025 reforça a sua missão de alinhar criatividade, gastronomia, música e natureza num evento sustentável, servindo de inspiração para a transformação do setor dos festivais, promovendo um impacto ambiental e social positivo para o futuro.

CMC/MM/FC/PM

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0