CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais reforça liderança na sustentabilidade com prestigiada parceria

Cascais e o Instituto Espinhaço assinam acordo de cooperação

Cascais e o Instituto Espinhaço uniram forças para enfrentar os desafios climáticos globais, promovendo um modelo de cooperação inovador que une os países de língua portuguesa em prol do desenvolvimento sustentável. Esta quinta-feira, 23 de janeiro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da assinatura do Acordo de Cooperação entre estas duas entidades, num momento simbólico que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira.

Um Compromisso com o Futuro

O Acordo de Cooperação marca um novo capítulo no compromisso de Cascais com a sustentabilidade, estabelecendo um plano conjunto de gestão integrada do território e soluções baseadas na natureza. O objetivo é claro: fortalecer a resiliência face às alterações climáticas e contribuir para avanços concretos nas agendas da água, clima, florestas e desenvolvimento sustentável.

A assinatura deste acordo precede o Seminário Internacional “A Ousadia da Antecipação do Futuro”, que terá lugar esta sexta-feira, 24 de janeiro, no Centro Cultural de Cascais. Este evento, promovido em parceria com o Instituto Espinhaço, reunirá especialistas, decisores e organizações dos países lusófonos para debater caminhos e oportunidades para enfrentar os desafios globais com soluções locais.

A este respeito, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, destacou: “Cascais assume uma vez mais a liderança no combate às alterações climáticas, unindo esforços com os nossos parceiros lusófonos. Este acordo com o Instituto Espinhaço reforça a nossa determinação em antecipar o futuro, promovendo soluções sustentáveis que criem um impacto positivo não só na nossa comunidade, mas, na comunidade mais alargada dos países falantes de língua portuguesa”. 

Por sua vez, Luiz Cláudio Oliveira, presidente do Instituto Espinhaço, sublinhou a importância da parceria: “Esta cooperação é um exemplo do que podemos alcançar quando unimos forças e partilhamos conhecimento. Cascais é um parceiro estratégico fundamental para o Instituto Espinhaço, e juntos poderemos criar modelos que não só enfrentem a crise climática, mas também inspirem outras comunidades a seguir o mesmo caminho.”

Cooperação Lusófona e Homenagem a Mário Soares

O Instituto Espinhaço, cofundado por Mário Soares que ocupou os cargos de Primeiro-Ministro de Portugal de 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 e de Presidente da República Portuguesa de 1986 até 1996, celebra, no âmbito desta parceria, o centenário do nascimento desta figura incontornável da política portuguesa. A inauguração da sede do Instituto Espinhaço em Cascais, localizada no Edifício Tardoz, reforça a presença do prestigiado Instituto Espinhaço no concelho, promovendo a integração no ecossistema de inovação e sustentabilidade, na prossecução dos objetivos de tornar Cascais uma referência para o país e para o mundo, em áreas cruciais para o Planeta e na criação de um mundo melhor.

Sobre o Instituto Espinhaço
O Instituto Espinhaço é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha em favor da sociedade, promovendo tecnologias disruptivas, educação ambiental e práticas sustentáveis que beneficiem as comunidades urbanas e rurais. Este acordo com Cascais é mais um passo para a expansão da sua missão e impacto global. Cascais reafirma assim o seu compromisso como um município pioneiro e líder em ações climáticas, consolidando a sua posição como uma referência internacional em sustentabilidade.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0