CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe primeira obra de Foster em Portugal

Projeto do prestigiado arquiteto inglês vai reabilitar entrada nascente de Cascais.

Iniciaram-se nesta terça-feira, 8 de abril, os trabalhos de demolição do edifício CascaisVilla, “um projeto que sempre dividiu os munícipes de Cascais,” como explicou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Descrito como um muro que se confronta com o mar e que separa a própria vila, esta era uma demolição há muito desejada por grande parte da população cascalense.

“A demolição vai durar cerca de 10 meses, e vai ser absolutamente criteriosa para favorecer a economia circular e a sustentabilidade, uma vez que os materiais vão ser reutilizados na construção do novo edifício,” assegurou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia.

O edifício será demolido até ao piso zero, uma vez que o estacionamento existente será reaproveitado e transformado num parque de estacionamento público gerido pela autarquia.

No dia em que arrancaram os trabalhos de demolição do edifício inaugurado em 2001, foi dado a conhecer o projeto “ATÓLL”, que ali irá nascer para “renovar e dar uma escala humana à entrada da vila,” como referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. O autarca sublinhou a consonância do novo projeto, ainda em fase de conclusão de alvará de loteamento, com os valores do município: “a visão arquitetónica de Norman Foster coincide com a nossa estratégia de alterar a entrada nascente da vila de Cascais, reforçando também o nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade ambiental.”

Fruto de um investimento de 100 milhões de euros da PRIME, no lugar onde ainda está o CascaisVilla, vão nascer dois novos edifícios de habitação e lojas de proximidade, que vão manter a mesma cota do edifício atual, mas serão desfragmentados e separados permitindo voltar a “assegurar a transição entre o terminal rodoviário e a estação de comboios,” como confirmou o vice-presidente da autarquia.

Projetado pela Foster + Partners, sob a liderança de Norman Foster, o projeto que deverá estar finalizado dentro de três anos, inspira-se em formas orgânicas e materiais naturais de tonalidades quentes e virá contribuir para a revitalização de Cascais e da Avenida Marginal, incluindo a tradicional calçada portuguesa, uma paisagem mais verde com mais árvores e menos carros — com a intenção de reduzir a poluição e redefinir o ambiente urbano.

CMC | DCG | FH | CT | LB | RP

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0