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Cascais ganha tempo para aprender
“Tranquilidade”, dizem alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Carcavelos que já há dois anos funcionam com um tipo de organização semestral.
É o que agora irá acontecer nos 11 Agrupamentos do Ensino Público em Cascais mais a Escola Privada com Contrato de Associação (Escola Salesiana de Manique).
A partir do ano letivo 2021/2022 vão passar a funcionar segundo o mesmo calendário escolar que passa a ser organizado não em três períodos, mas em dois semestres.
Esta alteração implica que estas escolas iniciem o ano letivo no mesmo dia e contem como pausas letivas os mesmos dias. Cumprem também os mesmos dias do ano letivo, mas a sua organização é alterada e passa a designar-se semestralidade.
Com esta organização atualizam-se as práticas de ensino-aprendizagem, ganhando mais tempo para as desenvolver em continuidade ou sob metodologias de projeto. Por outro lado, a existência de mais pausas letivas gerará mais momentos de reflexão intercalar entre os docentes e mais reportes aos Encarregados de Educação sobre a progressão e as aprendizagens dos alunos.
Como refere a professora Graça Oliveira, diretora do Agrupamento de Carcavelos, pioneira em Cascais deste modelo de organização, “a organização semestral permite uma aquisição mais tranquila nas aprendizagens, há mais tempo para desenvolver o trabalho de projeto e para o trabalho de articulação curricular”.
No fundo, acrescenta Graça Oliveira, “se na organização por trimestre a avaliação sumativa tem de ser feita muito à pressa” – o ano letivo inicia-se em setembro e em dezembro já tem de ser feira uma avaliação quantitativa – na organização semestral … “essa avaliação é feita no final do semestre o que permite aos alunos, com os reportes da avaliação qualitativa, orientarem-se por forma a encontrar outras formas ou estratégias de aprendizagem, com o apoio do professor, para conseguirem atingir os seus objetivos”.
Em suma, os alunos terão a oportunidade de receber mais feedback sobre a evolução das suas aprendizagens (a dita avaliação formativa) e que a ciência já nos comprovou ser a mais eficaz na promoção do sucesso escolar e melhoria na aquisição de conhecimentos e competências.
Todos os alunos serão classificados no final do ano letivo, e cumprirão as provas e exames fixados pelo governo. Também na perspetiva do aluno, como refere Graça Oliveira, a expressão mais comum é “tranquilidade”.
As entidades parceiras dos Agrupamentos Escolares continuam a dar a resposta de apoio à família nas pausas letivas, agora tendo em consideração este novo modelo de organização escolar e estes novos momentos de interrupção.
O novo modelo de organização, que tem por base motivos de cariz pedagógico, contou com o apoio unanime de todos os membros do Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal de Cascais, Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação e a manifestação de apoio de cerca de 12 Associações de Pais e Encarregados de Educação de Cascais.
O ensino privado e cooperativo beneficia de autonomia de gestão pelo que, ficará a cargo de cada direção, decidir por esta ou por outra opção de funcionamento.
O município de Cascais facultou um conjunto de sessões de esclarecimento e está a acompanhar, respeitando sempre as suas legítimas decisões, qual o pulsar dos decisores do ensino particular e cooperativo do concelho em relação a este tema.
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