Está aqui
Cascais finalista a Capital Europeia da Democracia 2026






























Cascais é uma das finalistas a Capital Europeia da Democracia 2026. Após um processo de avaliação abrangente, o Júri de Especialistas desta iniciativa selecionou a vila cascalense, juntamente com as cidades de Roterdão (Países Baixos) e Sófia (Bulgária), para competirem por um título que se encontra, atualmente, na posse de Viena (Áustria).
A escolha da Capital Europeia da Democracia 2026 (ECoD) será feita por mais de de 4.500 jurados-cidadãos de 47 países, que tomarão a decisão final de 3 a 12 de março de 2025, sendo que aos jurados não é permitido votar no país de residência.
De acordo com a organização da ECoD, as cidades finalistas para terceira Capital Europeia da Democracia, depois de Barcelona em 2023/24 e Viena em 2024/25, demonstram um forte compromisso com os valores democráticos. Todas elas estão a implementar estratégias inovadoras para aumentar o compromisso cívico, enquanto planeiam futuras iniciativas ambiciosas, que abordam desafios comuns como mudanças climáticas, habitação acessível ou serviços sociais para pessoas com necessidades especiais. Os programas dinâmicos destas cidades e sua capacidade de inspirar colaboração além-fronteiras estão a definir um padrão poderoso para comunidades democráticas.
“Sófia, Cascais e Roterdão são as merecidas candidatas para se tornarem a Capital Europeia da Democracia 2026. Cada cidade oferece uma infinidade de melhores práticas em democracia participativa local. Em tempos de retrocesso democrático global, os seus projetos bem-sucedidos oferecem uma janela de oportunidade para mais poder popular”, afirmou Bruno Kaufmann, presidente do Júri de Especialistas.
Recorde-se que, para chegar a finalista desta iniciativa, Cascais foi alvo de uma avaliação abrangente, tendo recebido a visita do Júri de Especialistas (composto por profissionais distintos no campo da democracia) que visitaram e analisaram as práticas democráticas e iniciativas de participação cidadã do Município de Cascais.
Sobre a Capital Europeia da Democracia
A Capital Europeia da Democracia (ECoD) serve como um modelo de excelência democrática e assume a liderança dentro da Rede Europeia de Cidades (ECN), fomentando a colaboração e as relações em toda a Europa. A cidade que detém este título ganha inúmeros benefícios: melhora a sua reputação globalmente como um centro de inovação, ganhando a oportunidade de acolher eventos internacionais, e promovendo um sentimento de orgulho entre os seus cidadãos. A atual, a anterior e a designada Capital da Democracia têm um assento no Consórcio, um Conselho Consultivo de alto nível que contribui para decisões sobre o rumo futuro da iniciativa ECoD.
Mais informações sobre a Capital Europeia da Democracia aqui
CMC | DG | SD | LB