Está aqui
Cascais em Genebra no “Dia das Cidades”
“As Nações Unidas reconhecem que as cidades vão ser determinantes para o sucesso do século XXI. Falta agora a criação de um espaço, na estrutura dessa organização, para as cidades terem voz a nível institucional”, disse a vereadora Joana Balsemão no decurso de uma reunião da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), que se realizou esta segunda-feira no Palácio das Nações em Genebra. A vereadora considera que esta realidade “tem de ser refletida no funcionamento das Nações Unidas”.
A sessão, “Dia das Cidades”, reuniu políticos, gestores urbanos e outros profissionais que intervêm diretamente na vida das cidades dos estados membros da UNECE com o intuito de trocar opiniões e partilhar conhecimento sobre boas práticas e estratégias e, assim, contribuir para a criação de cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis.
A vereadora Filipa Roseta, que integrou esta representação de Cascais naquele encontro, defendeu que "o tema da habitação acessível é um desafio comum de várias cidades mundiais presentes”. Filipa Roseta adiantou que esta viagem serviu ainda para “criar parcerias para garantir as melhores soluções para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Dedicado às formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas e à eficiência das operações urbanas, serviços e competitividade, o encontro “Dia das Cidades” foi o primeiro desta comissão das Nações Unidas a colocar em debate o papel das cidades no contexto do desenvolvimento sustentável.