CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação da Estratégia Municipal para a Água

Cascais expõe visão para o futuro hídrico no concelho

A Estratégia de Cascais para a Água foi apresentada esta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Fábrica da Água. O evento contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia e dos vereadores Frederico Nunes, Diana Vale, Francisco Kreye e José d´Almeida.

Esta estratégia visa reduzir o consumo de água potável em operações como a limpeza de ruas e a rega de espaços verdes, promovendo a utilização de água reutilizada. Pretende-se, assim, que a utilização de águas residuais tratadas e de águas de drenagem de sistemas de rega seja cada vez mais adotada para usos específicos, tanto por particulares como pela comunidade em geral. O objetivo é minimizar os riscos associados e transformar estas fontes numa alternativa viável e sustentável, garantindo uma maior disponibilidade de água.

“Este é apenas um passo dos muitos passos da visão para o futuro hídrico de Cascais. A partir de agora, as ruas de Cascais, as ilhas ecológicas e os contentores de residuos, que até aqui eram lavados com água potável, passarão a ser lavados com os camiões cisterna e varredoras da Cascais Ambiente, utilizando água reciclada e tratada na Fábrica da Água da Guia”, destacou Nuno Piteira Lopes, na apresentação desta estratégia.

Nesta visão para o futuro hídrico de Cascais, os próximos passos serão a utilização de água reciclada para a lavagem de zonas verdes urbanas, designadamente parques, jardins e campos de golfe. Luís Capão, diretor munincipal do Ambiente e Sustentabilidade, referiu que “estamos a promover no concelho a economia circular e a sustentabilidade, com um potencial de poupança de água potável de 800 m3/dia. Ficamos, assim, mais preparados e adaptados às alterações climáticas e aos desafios que o futuro nos reserva”. Luís Capão referiu ainda a criação,brevemente, de um “Fundo Azul” de apoio às famílias, à semelhança do já existente Fundo Verde, com o objetivo de ajudar os munincípes a reduzirem a fatura da água.

Plano Estratégico Municipal para a Água

Um sistema de distribuição de Água para Reutilização (ApR) é o conjunto formado pela rede de recolha, drenagem, elevação ou armazenamento desde o ponto de entrega até ao ponto de aplicação. Atualmente, a ApR é utilizada para a lavagem de pavimentos, garantindo a eficiência da limpeza urbana sem recorrer a água potável. A sua origem é a ETAR da Guia e a qualidade é garantida por um rigoroso processo de tratamento que inclui uma desinfeção final por ultravioletas (UV) para eliminar substâncias nocivas, um controlo laboratorial rigoroso para assegurar os padrões de qualidade e análises regulares à saída da ETAR.

A utilização da ApR traz vários benefícios, como a redução do consumo de água potável, a preservação dos recursos hídricos naturais e a promoção da sustentabilidade ambiental. Esta solução evita a extração de água das origens naturais, promove a economia circular e a eficiência hídrica, reduz os custos municipais mantendo a qualidade dos serviços e preserva um recurso essencial para as futuras gerações.

Com esta estratégia, Cascais reafirma o seu compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos, promovendo uma abordagem inovadora e sustentável para garantir o futuro da água no concelho.

Para mais informações, acompanhe as iniciativas municipais na área do ambiente e da sustentabilidade aqui

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0