Está aqui
Abertura dos Programas de Voluntariado Jovem de Verão 2019
Com o regresso do verão regressaram também os Programas de Voluntariado Jovem desenvolvidos em Cascais e, para marcar o arranque dos trabalhos, os Jardins do Casino Estoril acolheram a cerimónia de abertura que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. Este ano há 2510 vagas para os jovens de Cascais participarem nos programas que promovem o espírito de voluntariado e cidadania ativa.
“De ano para ano temos vindo a aumentar o número de vagas e elas continuam sempre a esgotar. São cada vez mais os jovens que querem participar nos programas, passámos de um para dois, de dois para três e já vamos em seis programas diferentes”, destaca Nuno Piteira Lopes, vereador com o pelouro da juventude que recorda: “Começámos há 20 anos com pouco mais de 100 jovens e hoje são quase 3000 os jovens que participam nos Programas de Voluntariado”.
Seja em instituições do concelho, nas ruas da Vila, na serra ou na praia, há programas para todos os gostos e que incentivam os jovens a ocupar-se ao mesmo tempo que ganham competências para o futuro. Para Nuno Piteira Lopes estes jovens representam “a geração da responsabilidade, que dá um pouco de si a bem dos outros e, por isso, estes programas de voluntariado jovem estão sempre cheios e a trabalhar em prol da comunidade”.
O Programa Maré Viva, está de parabéns pelos seus 20 anos, o Cultura Social já soma 10 anos e o Férias na Desportiva, o Cultura no Bairro, o Locals e o Natura Observa continuam a crescer, o que para o vereador significa que “todos os que querem conseguem descobrir um programa onde podem dar algo de si em prol de um todo.”
Foi em 1999 que a Maré Viva teve a sua primeira edição e, desde então, o programa continuou sempre a crescer e a inovar, poucos são os cascalenses que não conhecem os voluntários Maré Viva que verão após verão trabalham para tornar a praia melhor.
“Quando iniciei o Programa Maré Viva era único e agora há mais cinco programas, portanto isto só tem tendência a crescer”, recorda Ana Luísa Tavares, voluntária no Programa Maré Viva entre 2004 e 2012 e que participou na Cerimónia de Abertura deste ano, onde falou sobre a sua experiência. Para Ana Luísa Tavares, “estes jovens só têm de ficar gratos a Cascais e a todos os jovens que participaram até agora porque se os jovens fizeram e gostaram quer dizer que isto é bom, e só vai enriquecer muito mais a nossa terra que é Cascais e é muito bom isto continuar”.
Em 2019 , o Programa Maré Viva tem previstas diversas iniciativas e atividades para celebrar os 20 anos da sua existência e a dedicação de mais de 12.000 voluntários que têm vindo a contribuir para o bem estar geral e segurança dos utentes das praias de Cascais. Através do Projeto Cascais Acessível - Praia Para Todos, os voluntários Maré Viva já proporcionaram, nos últimos 10 anos, cerca de 18.000 banhos a utentes com mobilidade condicionada.
Além da conversa informal que reuniu em palco vários ex-participantes do Programa Maré Viva e do Cultura Social, foram ainda apresentadas as novas equipas de gestores e coordenadores dos seis programas.
Alexandra Leite é a nova coordenadora do Cultura Social, depois de ter sido voluntária durante várias edições: “Além do Cultura Social participei em muitos projetos da Câmara, nomeadamente no Locals e na Maré Viva. Foi uma passagem de voluntária para coordenadora e é bastante gratificante agora estar na parte da seleção dos jovens e poder proporcionar-lhes experiências que eu também já tive”.
A Cerimónia de Abertura contou ainda com a participação de Lour, jovem músico que ganhou uma Bolsa de Promoção de Talento Cascais Jovem.