Está aqui
50 Anos da Escola Secundária de Cascais: Uma Comunidade de Gerações e um Futuro em Construção
Este sábado, 11 de janeiro, Cascais reuniu-se para celebrar meio século da Escola Secundária de Cascais, conhecida carinhosamente como "POLI". Num ambiente de emoção e memória, o evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e dos vereadores Frederico Pinho de Almeida e Francisco Kreye, que se juntaram à comunidade escolar para homenagear a história desta instituição marcante.
"Este é um reconhecimento do concelho a todos os profissionais que foram passando e que estão hoje a trabalhar na Escola Secundária de Cascais, que têm vindo a construir uma comunidade influenciadora de muitas gerações de cidadãos de Cascais", destacou o Presidente Carlos Carreiras, na abertura da cerimónia.
Inaugurada em maio de 1975, a POLI tem funcionado em instalações provisórias há mais de 40 anos. Durante esse período, o estado de degradação do edifício tornou-se uma preocupação crescente, frequentemente denunciada por alunos, pais e professores. Apesar do impasse inicial entre a Câmara Municipal de Cascais e o Ministério da Educação, em 2019 foi alcançado um acordo que permitiu lançar as bases para a reconstrução da escola, um marco que começou a tomar forma com o lançamento do concurso público em julho de 2022.
A Diretora do Agrupamento de Escolas de Cascais, Inês Muller, destacou a importância do momento: "Hoje é um momento de reviver o passado. Estou aqui há 34 anos, e as pessoas que estão hoje presentes fundaram a POLI. Já cá estavam quando vim e transmitiram-me muitos valores e ideias de como se deve estar na escola e como é que a escola deve ser."
Outro momento emotivo foi marcado pelo depoimento de Cidalina Carvalheiro, professora de Latim de 1976 a 2012. "Foram 38 anos, esta escola foi a minha segunda família e a minha segunda casa", partilhou, emocionando os presentes com as suas recordações.
A construção da nova Escola Secundária de Cascais está em andamento, representando um investimento de 25,85 milhões de euros. A nova infraestrutura contará com nove edifícios térreos, 44 salas de aula, quatro laboratórios, um pavilhão desportivo, biblioteca, auditório, sala polivalente, refeitório, espaços para o pessoal não docente e outros serviços modernos. Esta intervenção permitirá receber mais de 1.300 alunos, marcando uma nova era para a educação no concelho.
Sobre a nova escola, cuja primeira fase está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, Carlos Carreiras sublinhou: "50 anos se passram e até hoje a Escola Secundária de Cascais ainda é considerada uma escola provisória. Felizmente, depois de ultrapassados muitos obstáculos, com paciência e resiliência, não só da Câmara como de toda a comunidade educativa, hoje podemos ver a escola definitiva a nascer já aqui ao lado. Não sendo obrigação da Câmara construir novas escolas, assumimos esse encargo para nós, porque era uma vergonha ao fim de 50 anos não termos uma escola que fosse digna para os que cá estudam e trabalham e são os formadores das novas gerações."
O evento não foi apenas uma celebração dos 50 anos da POLI, mas também um momento para reforçar o compromisso de Cascais com o futuro da educação e a formação das novas gerações porque a escola é a "sede da cidadania" e o "futuro já está aqui", concluiu o presidente da Câmara de Cascais, dirigindo um enorme agradecimento a todos os professores, profissionais da educação, pais e alunos, "que foram parte fundamental para levarmos para o frente este projeto, em que acreditamos estar a construir a melhor escola pública do concelho".