CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Horta da Quinta do Pisão volta a abrir no domingo, 22 de dezembro, com produtos 100% frescos e biológicos

Excecionalmente no próximo domingo, 22 de dezembro, entre as 9h00 e as 13h00, a Câmara Municipal de Cascais volta a abrir as portas da Horta da Quinta do Pisão, colocando à venda um dos produtos mais procurados para a ceia de Natal, a couve portuguesa. A partir de janeiro de 2014, o espaço passa a estar aberto aos segundos e quartos domingos do mês, à mesma hora.

Cultivados numa horta com cerca de um hectare, os produtos agrícolas da Quinta do Pisão são 100% biológicos e certificados, ou seja, a sua produção não inclui a utilização de pesticidas, adubos químicos de síntese ou organismos geneticamente modificados. O cultivo recorre ainda a práticas sustentáveis e de impacte positivo para os ecossistemas locais, beneficiando a fauna e flora deste espaço natural.

Quem quiser comprar os legumes da Horta da Quinta tem a vantagem de poder escolher, ainda na terra, o que quer colher e levar, garantindo a frescura máxima dos alimentos. Para além dos produtos da época - como a couve portuguesa, a alface roxa ou verde e o pimento - estão também à venda ervas aromáticas, nomeadamente a hortelã e a erva-cidreira, mel, marmeladas e compotas caseiras. Os visitantes podem ainda adquirir lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão.

Gerida pela Câmara Municipal de Cascais, a Quinta do Pisão é um exemplo de como se completa o ciclo de sustentabilidade ambiental, social e económica. Os trabalhos na horta e no espaço florestal envolvente são assegurados por um grupo de formandos que estavam em situação de desemprego e que agora integram o Programa de Promoção Agrícola e Ambiental que a autarquia desenvolve juntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Assim, para além de contribuírem para a valorização do património natural, estas pessoas aprendem novas técnicas que irão facilitar o regresso à vida ativa. Por sua vez, a venda dos produtos agrícolas reverte a favor dos trabalhos de gestão ambiental que são desenvolvidos na Quinta do Pisão, e que permitem que os 360 hectares deste espaço natural estejam, hoje, totalmente recuperados e abertos à visitação. Todos estes processos desenvolvem-se de forma a que os ecossistemas locais sejam respeitados e beneficiados, garantindo, assim, preservação da fauna e flora da Quinta do Pisão.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0