CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Greenfest 2013 aborda a “Economia de partilha”

De 3 a 6 de outubro, o Centro de Congressos do Estoril recebe a 6ª edição do Greenfest - o maior evento de sustentabilidade do país. Ao longo de quatro dias haverá conferências, workshops e atividades para todos os gostos e idades.

De participação totalmente gratuita, a iniciativa visa sensibilizar os cidadãos e as instituições, no sentido de adotar estilos de vida mais sustentáveis e saudáveis, inspirando-os a serem agentes de mudança. A iniciativa conta com a organização da Câmara Municipal de Cascais, do Grupo Gingko e da agência BY (WYgroup).

Este ano o tema é a “Economia de partilha”, uma tendência que veio para ficar, considerando a necessidade de rentabilizar e utilizar, de forma eficiente, os vários recursos (naturais e materiais) de que o ser humano necessita. Para debater o assunto será realizada uma conferência de abertura na qual participarão referências internacionais nesta área, tais como Benita Matofska (fundadora da organização The People Who Share) e Antonin Leonard (cofundador da OuiShare, instituição francesa que dá a conhecer as alternativas do “P2P” - de colega para colega - e o seu impacto nas comunidades criativas). 

No Green Fest 2013 há ainda a destacar os espaços, networking lounge, criado para facilitar o encontro de pessoas e entidades com interesses comuns, e o community factory, onde instituições e comunidades irão trabalhar em conjunto na resolução de desafios colocados previamente pela própria comunidade. 

Outro grande momento será o debate, a 4 de outubro, do arquiteto português Gonçalo Ribeiro Telles, que em conjunto com outros especialistas falará sobre a minimização do impacto da arquitetura sobre o meio envolvente, a bioconstrução enquanto futuro da arquitetura e design sustentáveis e a humanização das cidades.

No que toca ao empreendedorismo, os quatro dias do evento incluirão workshops e encontros com agentes especializados no assunto, nomeadamente a DNA Cascais, a Beta-i e a Fábrica de Startups. A representar a vertente social do empreendedorismo estarão o IES, a Fundação Aga Khan e a Beside.

Uma das novidades desta edição do Greenfest é o espaço da Oficina de Psicologia, com participação gratuita, que têm como objetivo promover a mudança de padrões comportamentais que permitam às pessoas atingir o equilíbrio emocional para colocarem em prática, mais facilmente, os princípios da sustentabilidade. 
O Greenfest inclui ainda um forte programa de atividades para os mais novos, onde se inclui uma mini quinta pedagógica. O evento trará ainda diversas atividades gratuitas que promovem a saúde e o bem-estar: workshops de culinária, consultas de nutrição, um ciclo de conferências internacionais do Instituto Macrobiótico de Portugal, atividades desportivas como yoga, taekwondo e biodanza, rastreios, feng shui e shiatsu. O programa completo do Green Festival está disponível em www.greenfestival.pt 

Iniciativas de Cascais em destaque
Sempre ativa no que respeita à promoção de comportamentos saudáveis e sustentáveis, a Câmara Municipal de Cascais dinamiza várias atividades durante o Green Festival. Assim, no dia 3 outubro será apresentado aos professores do concelho o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais. No dia seguinte realiza-se um encontro de Tutores do Bairro e um workshop sobre Lojas Solidárias. Nota ainda para a recolha de alimentos que a autarquia promoverá junto dos visitantes e que reverterá a favor de instituições do concelho. Para além disso, ao longo dos quatro dias do evento, o stand da Câmara Municipal marcará presença no Green Festival, disponibilizando todas as informações sobre assuntos municipais.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0