CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Millennium Youth Project” - Pelos objetivos do Milénio | Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo representa Cascais em projeto europeu

O Centro Cultural de Cascais foi ontem, dia 4 de setembro, palco da assinatura do protocolo que liga formalmente o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo ao projeto “Millennium Youth Project”. Promovido pelo Município de Ixelles, Bélgica, este projeto de Educação para o Desenvolvimento e Direitos Humanos visa contribuir para a sensibilização dos cidadãos europeus e não europeus, alunos e docentes, para os problemas e as questões do desenvolvimento, bem como para a compreensão das interdependências entre os países do norte e do sul.

Apoiado pela Comissão Europeia o projeto envolve a participação de oito países, num total de 220 alunos do ensino secundário entre os 15 e os 18 anos. Alunos e professores recebem assim, uma formação mais alargada sobre melhores formas de atingir os objetivos do milénio, compromisso assumido pelos 189 Estados Membros das Nações Unidas até 2015.


Iniciado em abril deste ano, o Millennium Youth Project vai prolongar-se até 2015, promovendo diversas ações junto de todos os participantes. Depois de em abril 2013 se ter realizado, na Bélgica, o encontro preparatório com coordenadores de cada município é a vez de celebrar em Cascais o acordo que designa o estabelecimento de ensino representante a nível nacional neste projeto, bem como promover a formação em Educação para o desenvolvimento para docentes e coordenadores.


Cascais participa neste projeto com Biarritz (França), Kalamu (República Democrática do Congo), Zababdeh (Palestina), Megido (Israel), Mizil (Roménia), Bielefeld (Alemanha) e Ixelles (Bélgica). Compostas por oito coordenadores municipais, cerca de 220 estudantes do ensino secundário e 16 professores, as equipas vão receber formação para agentes educativos em Educação para o Desenvolvimento, participar em atividades de sensibilização, implementar um projeto e partilhar boas práticas. Os participantes vão ainda participar na apresentação de projetos num Festival a acontecer em Ixelles (2015), na criação e divulgação de um manual pedagógico em Educação para o desenvolvimento, respetiva avaliação da ação.


A sensibilização junto dos alunos e a implementação dos projetos dos diferentes municípios terão lugar durante o próximo ano, estando prevista uma visita por parte das escolas de Bruxelas e a partilha de boas práticas. Entre abril e maio de 2015 alunos e professores dos oito países parceiros vão reunir-se em Ixelles para três dias de encontro que marcarão o encerramento do projeto, cuja avaliação final será conhecida no final desse ano.


A escolha do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, recai sobre a promoção do “Ambiente Sustentável” refletida no seu projeto educativo. As políticas de desenvolvimento local são igualmente incluídas e o Agrupamento tem sistemas de articulação criados com a Educação, Gabinete XXI, Cascais Próxima e RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente) para o Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis, o Curso de Educação e Formação em Operador de Sistemas Ambientais e o Projeto “Eco laboratórios”.


Objetivos do Milénio (apresentados pela ONU, adotados por 191 estados membros a 8 de setembro de 2000 e que se pretendem alcançar até 2015): Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os géneros e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Mais informações em http://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/MDGs/MDGs2.html


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0