Está aqui
Atualização do aviso referente à Praia de Carcavelos | Comunicado do Presidente da Câmara Municipal

COMUNICADO
Os últimos acontecimentos ocorridos nas águas da Praia de Carcavelos e o interesse público que os mesmos despertam, justificadamente, entre os munícipes de Cascais e os milhares de turistas que diariamente nos visitam, motivam-me a prestar os seguintes esclarecimentos:
1) Através de um laboratório independente, a Câmara Municipal de Cascais recolhe análises regulares das águas das praias do concelho, para além daquelas que são pedidas e realizadas pelas instâncias oficiais com jurisdição e responsabilidade sobre as praias.
2) As amostras recolhidas na nossa análise de ontem, quarta-feira dia 10 de julho de 2013, e num momento em que ainda aguardamos os resultados das análises feitas pelas entidades com responsabilidades nesta matéria, apontam para a origem do problema: a excessiva presença nas águas de micro-organismos marinhos que em determinadas condições climatéricas, nomeadamente calor excessivo, libertam substâncias potencialmente causadoras de alergias a pessoas mais sensíveis.
3) A presença destes micro-organismos foi confirmada, até ao momento, apenas e só em parte da Praia de Carcavelos, com maior incidência na zona nascente (forte de São Julião da Barra).
4) A Câmara Municipal de Cascais não tem registos de ocorrências em mais nenhuma praia do concelho, estando a situação circunscrita, até ao momento, apenas em zonas da Praia de Carcavelos.
5) A Câmara Municipal de Cascais aguarda ainda os resultados das análises das entidades já mencionadas.
6) Apesar de não ter competência direta sobre estas matérias, a Câmara Municipal de Cascais esteve, está e estará em permanente contacto e articulação com as entidades responsáveis – Agência Portuguesa do Ambiente e Capitania do Porto de Cascais -, com o objetivo de monitorizar e desenvolver todos os procedimentos que estas venham a definir como aconselháveis e adequados.
7) Desminto todas as falsas notícias alarmistas veiculadas por alguns meios e que ontem davam conta de ocorrências em várias praias e relatavam a necessidade de assistência hospitalar a banhistas. A situação esteve circunscrita em Carcavelos e, de acordo com o corpo de Nadadores Salvadores e com o Hospital de Cascais, não foi registado nenhum caso que motivasse intervenção médica.
8) Repudio o irresponsável aproveitamento político feito por alguns agentes políticos locais.
9) Porque a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos são prioritários para esta autarquia, até que as autoridades responsáveis se pronunciem e até que esteja completamente afastado o cenário de presença destes micro-organismos nas águas da Praia de Carcavelos, a Câmara Municipal de Cascais desaconselha a ida a banhos em Carcavelos.
10) A Câmara Municipal de Cascais compromete-se a prestar aos munícipes, periodicamente, através dos seus canais de comunicação (site e Facebook), informações atualizadas sobre esta situação.
Carlos Carreiras
Presidente da Câmara Municipal de Cascais