Está aqui
Ministério da Educação reconhece colégio da freguesia de Parede | Colégio da Bafureira recebe o Prémio Escola
Com 102 anos de existência, o Colégio da Bafureira já acolheu várias gerações de famílias do concelho de Cascais, e assume esta distinção como um “prémio carreira”. “Ao mesmo tempo sentimo-nos ainda mais motivados para um nosso investimento no Futuro dos nossos alunos, proporcionando-lhes uma vida em consonância com os princípios da liberdade e dignidade que conduzam ao seu bem-estar físico, mental e social, preparando-os para as suas responsabilidades de adultos”, referem os responsáveis pelo Colégio.
Apostando num ensino personalizado, o colégio promove desde os 3 anos a escrita e a leitura, com uma forte dinamização da biblioteca, projetos interciclos, projetos com pais, clube de leitura, saraus de poesia e culturais. Além disso, promove o interesse pelas artes desde os 3 anos, com áreas específicas de Educação pela Arte, Teatro na Educação, Clube de Teatro, Noites de Fado e um vasto leque de áreas extracurriculares ligadas à música, à dança, à expressão plástica e ao desporto. Promove também, a partir de tenra idade, o ensino ligado às ciências, com aulas semanais no laboratório; utiliza as novas tecnologias desde os 3 anos e aposta no ensino do Inglês desde os 4 anos.
Entre outros aspetos, o colégio incentiva a solidariedade e o respeito pela pluralidade cultural, através de várias ações de recolha de fundos, ao longo do ano letivo, para doar a Instituições de solidariedade, como por exemplo: Associação Filhos do Coração, Operação Nariz Vermelho, Centro de Paralisia Cerebral de Oeiras, Associação Nacional de Luta contra a Pobreza, Associação Acácia de Cascais, entre muitas outras. Isto em concomitância com ações de voluntariado, desde tenra idade, junto do Lar da Bafureira, Lar que pertence à Cáritas Portuguesa.
Além do Prémio Escola, foram também entregues na mesma cerimónia Prémios de Louvor Individual a Fátima Cruz e José Minhós dos Reis, diretores do Colégio até setembro de 2012.