Está aqui
Rede de Trabalho “Food Lab” amplia-se a outros municípios
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais foi palco, esta quarta-feira, 5 de fevereiro, da assinatura do Protocolo de Cooperação “Rede de FoodLabs de Portugal”. Esta parceria junta as autarquias de Cascais, Vouzela e Fundão, com o objetivo de promover sinergias e o desenvolvimento sustentável nos estratégicos setores gastronómico, agroalimentar e turístico. A cerimónia contou com a presença de Carlos Carreiras , Presidente da Câmara Municipal de Cascais, da vereadora Diana Vale , de Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, e de Luís Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, assim como de Claúdia Mataloto, responsável pelo Food Lab Cascais.
Esta iniciativa insere-se no âmbito da Rede de Trabalho “Food Lab” que , brevemente, irá abranger outros municípios do país. Este projeto que reforça a política de promoção de uma oferta gastronómica de excelência, um pilar fundamental para o turismo sustentável, enquanto se potenciam as boas práticas na área alimentar, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo projetos inovadores como as Terras de Cascais, que incentivam a produção e consumo de produtos frescos e biológicos.
Como destacou Carlos Carreiras: "Estamos a criar produtos culturais, a impulsionar as indústrias criativas, partilhando experiências e conhecimento. Com isto promovemos a nossa identidade, trazemos valor para o nosso território, beneficiando a nossa comunidade com mais emprego, gerando sustentabilidade e coesão social."
Para além de promover a economia circular e combater o desperdício alimentar, o protocolo prevê, assim, a partilha de conhecimento, investigação e capacitação entre os municípios signatários, com vista à criação de uma rede colaborativa que beneficie as comunidades locais e impulsione o desenvolvimento económico e social.
" Estamos muito honrados por esta colaboração, Cascais é uma referência do poder local a nível nacional. Esperamos que esta rede se alargue a todo o país para potenciar valor aos nossos territórios. A gastronomia tem uma força muito relevante para o turísmo. Queremos trazer os melhores produtos para as mãos dos maiores cientistas da gastronomia e agroalimentação, partilhar experiências e trazer inovação", referiu o vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão.
Com a criação desta Rede de Trabalho “Food Lab”, os municípos aderentes estão na vanguarda da inovação, responsabilidade ambiental e do desenvolvimento sustentável. O presidente da Câmara Municipal de Vouzela, por sua vez, destacou a importância desta Rede, "queremos partilhar os nossos produtos endógenos, trabalhar em conjunto com Cascais e os outros municípios, para promover áreas estratégicas para os nossos territórios e para o desenvolvimento e crescimento das nossas comunidades".
Este protocolo irá ser subscrito, numa segunda fase, pelos municípios de Loures e de Alcochete, e, estará aberto à expansão a todo o território nacional. " O desejável é que a esta Rede se juntem também as academias do saber, como a NOVA SBE Carcavelos e a Escola Superior de Hotelaria e Turísmo de Cascais, promovendo a pesquisa e desenvolvimento, a partilha de conhecimento, capacitação e iniciativas com impacto na sociedade", conclui Carlos Carreiras.