CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais capacita operacionais para situações de cheias e inundações

Ação de treino testou utilização do Reboque de Resposta a Cheias e Inundações

No âmbito da política de capacitação para uma melhor resposta ao risco de cheias e inundações, o Município de Cascais procedeu à aquisição de um Reboque para acondicionamento e transporte de equipamentos de utilização essencial, em situações extremas. O Reboque adquirido, permite a utilização simultânea de quatro eletrobombas, com um caudal de 2.500 litros por minuto cada (total 10.000 l/m), apresentado as características e capacidades ideais para intervir numa zona de comércio, como a baixa de Cascais, ou em habitações, por exemplo.

Nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, elementos dos Bombeiros do concelho de Cascais, da Proteção Civil de Cascais, da Capitania do Porto de Cascais, do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e da Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional, estiveram presentes numa ação de treino operacional para cheias e inundações (conduzida pela empresa Vianas), que teve como objetivo capacitar estes operacionais para a utilização segura e eficiente deste Reboque, em conformidade com as normas técnicas e regulamentares.

“Fizemos um forte investimento nestas bombas de extração de água e, agora, é preciso treinar os nossos operacionais, para que possam tirar todo o potencial deste equipamento”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que acompanhou de perto esta ação de treino. “Se algo de grave acontecer, estaremos preparados, quer em equipamentos, quer em operacionais no terreno”, acrescentou o autarca cascalense.

Durante a ação, realizada na Baía de Cascais, foram abordadas as características técnicas do Reboque de Resposta a Cheias e Inundações, incluindo a sua estrutura, materiais e funcionalidades, bem como os procedimentos adequados para o seu manuseamento, operação e manutenção. O Reboque está equipado com sistemas especializados para resposta a inundações, nomeadamente eletrobombas submersíveis, geradores de corrente elétrica, lanternas, enroladores de cabos e outros dispositivos essenciais, garantindo uma atuação eficaz na prevenção e mitigação de impactos.

Esta foi uma iniciativa que reforçou a capacidade de resposta operacional no concelho, assegurando a proteção de pessoas e bens, em emergências relacionadas com cheias e inundações. Recorde-se que o Município de Cascais está já dotado de 20 eletrobombas (distribuídas pelas cinco Corporações de Bombeiros do concelho) e de uma unidade de bombagem de alta capacidade, para fazer face aos referidos riscos.

CMC | DG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0