CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

98.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros de Parede “Amadeu Duarte”

Na cerimónia, decorreram condecorações por assiduidade e integração no Quadro de Honra

Quase 100 anos a prestar socorro e assistência pública, a proteger as populações de Parede e São Domingos de Rana e a intervir em situações de gravidade em todo o país. A Associação Humanitária de Bombeiros de Parede “Amadeu Duarte” (AHBPAD) está prestes a ser mais uma associação centenária do concelho de Cascais. Fundada a 9 de agosto de 1926, a Associação tem prosseguido, ininterruptamente a sua atividade de socorro e apoio às populações.
No dia 1 de dezembro, realizou-se a sessão solene para assinalar a efeméride, para condecorar homens e mulheres que estão ao serviço da corporação, cumprindo a assiduidade e compromisso no dever, e integrar no Quadro de Honra novos elementos.


Na cerimónia, presidiram Mafalda Vilariques, presidente da Mesa da Assembleia Geral, Pedro Araújo, Comandante da AHBVP Amadeu Duarte, João d’Oliveira Esteves, presidente do Conselho Administração, António Carvalho, presidente da Federação Associações Distrito de Lisboa, António Nunes, presidente da Liga Bombeiros Portugueses, André Fernandes, Comandante nacional da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, e Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. O autarca enalteceu o trabalho e empenho que todos os homens e mulheres cumprem na sua missão. “São a primeira mão, o primeiro socorro, o primeiro apoio, a primeira palavra de conforto de amizade que muitos dos nossos cidadãos em Cascais têm, e também são os primeiros a chegar nos momentos de maior aflição, seja por via de danos pessoais, seja por via de danos materiais”. 

Ocasião também para enaltecer a disponibilidade total e constante das cinco corporações de Bombeiros do concelho em dar resposta e ajuda, em situações de catástrofe ou incidentes em territórios vizinhos, seja em Portugal, seja, fora do país, como sucedeu recentemente, em Espanha, Valença. Focado na missão e entrega irrepreensível dos bombeiros, Carlos Carreiras recordou “os momentos mais difíceis que eu passei nestas funções do Presidente de Câmara”.  E evocou esses três momentos mais difíceis, “mais dolorosos, foram exatamente nos bombeiros, foi na morte do Bernardo, foi na morte de Ana Rita e foi na morte do José. Quando nós dizemos que dão a vida para o próximo, se for necessário, dão mesmo a vida pelo próximo. São os tais soldados da paz”.

O momento também serviu para as diversas individualidades, com responsabilidades nesta área do socorro e da proteção, agradecerem o apoio que a autarquia dá aos corpos de Bombeiros. “Entre 2012 e 2024, foram investidos 40 milhões de euros nos Bombeiros. O nosso obrigado por esse apoio”, expressou o presidente da Liga de Bombeiros, António Nunes.
Carlos Carreiras explicou que o agradecimento deve ser dirigido aos munícipes, pois são eles que, quando um projeto, através de um proponente, entra numa candidatura ao Orçamento Participativo, e sai vencedor, é porque os cascalenses consideram que os Bombeiros são prioridade. “As cinco corporações de bombeiros são campeãs na vitória no orçamento participativo. Essa manifestação efetiva do reconhecimento por parte dos munícipes que vão lá colocar o voto para que possam ser propostas vencedoras”, destacou.

No final da intervenção, deixou um profundo agradecimento *as cinco corporações de Bombeiros do concelho: “O meu muito obrigado por todo o vosso trabalho, por toda a vossa entrega, por toda a vossa inspiração, um obrigado redobrado a todos aqueles que, já são jovens há mais tempo, razão pela qual entraram agora no quadro de honra, continuam a ser conselheiros, mas mais do que conselheiros, continuam a ser inspiradores para todo um conjunto de novas gerações que por aí vêm”. 

 

CMC | TL | LB | RP

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0