CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Primeira-dama da Ucrânia recebe Chave da Vila de Cascais

Concelho passa a dispor de Estante de Livros Ucranianos na Biblioteca de S. D. Rana

A Chave da Vila de Cascais foi entregue a Olena Volodymyrivna Zelenska, Primeira-Dama da Ucrânia, nesta quarta-feira, 23.10, na cerimónia de inauguração da "Estante" de Livros Ucranianos na Biblioteca de São Domingos de Rana.

“Cascais não está só a apoiar as crianças ucranianas aqui, porque também já foram reconstruídas duas escolas em Bucha graças à ajuda de Cascais”, reconheceu, na ocasião, Olena Zelenska, complementando: “Para nós é muito importante que as nossas crianças continuem a frequentar as escolas fisicamente. Muito obrigado”, disse, expressando a Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o agradecimento em nome da Ucrânia.

O projeto da "Estante de Livros Ucranianos" permite que seja possível requisitar livros em Ucraniano para leitura, bastando para isso ser portador do cartão de leitor das bibliotecas. Estas obras, podem tambem ser requisitadas noutras bibliotecas, estando assim disponíveis para toda a população que os procure.

Após a inauguração desta iniciativa, decorreu uma reunião privada entre a Primeira-Dama da Ucrânia, Carlos Carreiras, Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal, Viktoriia Romanova, braço direito de Olena Zelenska, e Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia. O encontro,  terminou com a entrega da Chave de Honra do Concelho a Olena Zelenska em representação de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, ato simbólico que contou também com a presença dos vereadores Carla Nunes Semedo, José D’Almeida, Alexandre Faria e João Rodrigues dos Santos. “A Chave de Honra do Concelho é entregue enquanto reconhecimento pelo esforço que o povo ucraniano liderado pelo Presidente Zelensky, tem feito na defesa da Ucrânia, mas também na defesa dos valores e dos princípios democráticos de autonomia, de liberdade e também de defesa da própria Europa. Portanto, a consciência que nós temos de que quem está a lutar na Ucrânia está a defender naturalmente o seu país, mas está também a defender as fronteiras da Europa e, por isso, é para nós merecedor desta distinção,” destacou Carlos Carreiras.

Uma entrega simbólica que demonstra o apoio de Cascais à Ucrânia, conforme tem sido desde o início da guerra. Na altura, o município mobilizou-se para receber cidadãos que fugiram daquele país em busca de segurança. Esta já não é a primeira vez que a Primeira-Dama da Ucrânia visita Cascais. No dia 1 de novembro de 2022, Olena Zelenska visitou o Centro de Acolhimento preparado no concelho na altura, onde esteve à conversa com os seus compatriotas deixando uma mensagem de esperança para um tão desejado futuro de paz (ver aqui).

CMC | FMC | FH | PM | CB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0