CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais ajuda a proteger refugiados ucranianos na Polónia

O Município apoia projeto humanitário colaborando com a organização Portugal com ACNUR

A Câmara Municipal de Cascais, em colaboração com a organização "Portugal com ACNUR", formalizou um acordo de parceria com o objetivo de apoiar e proteger mulheres e crianças refugiadas da Ucrânia na Polónia, que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema. Esta parceria surge como uma resposta concreta às preocupações humanitárias e sociais relacionadas com a elevada incidência de abuso e violência sexual que afetam esta população fragilizada.

Até junho de 2024, a Polónia acolhia cerca de 1 milhão de refugiados ucranianos, dos quais 90% são mulheres, crianças e pessoas idosas. Dado o contexto de deslocação forçada e os desafios de integração enfrentados por estas pessoas, a organização "Portugal com o ACNUR" tem como prioridade a proteção contra os elevados riscos de abuso sexual. Estima-se que 35% das mulheres e crianças refugiadas na Polónia enfrentam riscos reais de abuso e violência sexual.

Com um donativo de 100.000€, a Câmara Municipal de Cascais financiará a implementação de um projeto com a duração de um ano, que se focará no apoio psicossocial às vítimas de violência sexual e na capacitação de profissionais das comunidades de acolhimento. Este programa incluirá formação para agentes da autoridade, técnicos sociais, membros do sistema judicial e outros atores locais, com o objetivo de fortalecer a prevenção e a resposta a casos de abuso sexual.

“O município sempre esteve ao lado dos refugiados. Após as missões de resgate, do envio de centenas de toneladas de ajuda humanitária para as cidades mais afetadas pela guerra, a criação de centros de acolhimento para os nossos “convidados” e o apoio à reconstrução das cidades irmãs de Cascais na Ucrânia – Bucha e Irpin –, mantemos o compromisso e o espírito de solidariedade sem fronteiras, associando-nos ao ACNUR, por intermédio do seu parceiro nacional Portugal com ACNUR, para apoiar todas as mulheres e crianças refugiadas na Polónia. Continuaremos a prestar todo o apoio humanitário possível, pois, em Cascais, somos verdadeiramente Todos por Todos”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A iniciativa será desenvolvida em colaboração com organizações parceiras locais, garantindo que as medidas adotadas sejam adaptadas às necessidades específicas da população refugiada. Através deste esforço conjunto, espera-se criar um ambiente de segurança e apoio, promovendo uma cultura de prevenção e respeito pelos direitos humanos.

Pedro Monteiro, responsável de Alianças Estratégicas da "Portugal com ACNUR", destacou a importância desta parceria, dizendo que "estamos profundamente gratos pelo apoio da Câmara Municipal de Cascais. Este projeto será um pilar fundamental na resposta humanitária do ACNUR na Polónia, promovendo um impacto abrangente na proteção das mulheres e crianças refugiadas."

Esta ação reforça o compromisso da Câmara Municipal de Cascais com a proteção dos direitos humanos e a solidariedade internacional, posicionando-se como um agente ativo na resposta a crises humanitárias globais.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0