Está aqui
Ciclo da Proteção Civil | Campanha para o Risco de Cheias e Inundações
No âmbito do Ciclo da Proteção Civil, a campanha para o “Risco de Cheias e Inundações” irá sensibilizar e capacitar a população que vive em zona de perigo deste tipo de ocorrências, sobre os comportamentos de segurança a adotar. Esta campanha vai decorrer durante os meses de outubro e novembro.
Os fenómenos naturais de cheias e inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, e dos níveis de água nos rios e barragens. No entanto, chuvas fortes e repentinas poderão não dar tempo para avisar as populações. Desta forma, o Serviço Municipal de Proteção Civil pretende potenciar dinâmicas sociais, pessoais e partilhas de conhecimento que possam criar boas práticas de prevenção e mitigação do risco de cheias e inundações, diminuindo os prejuízos materiais e/ou perdas humanas.
A campanha destina-se à população em geral, com especial foco nos residentes e comerciantes em leito de cheia, como é o caso da baixa de Cascais. A Proteção Civil irá dar a conhecer as medidas de autoproteção a adotar em caso de cheias e inundações, promovendo ações de sensibilização direta junto da comunidade, assim como distribuindo panfletos informativos sobre este risco.
De modo transversal, esta campanha terá ainda presença nos canais digitais do município, sensibilizando a população para medidas preventivas e de atuação que possam mitigar a ocorrência de situações que coloquem em perigo bens materiais e vidas humanas.
Cuidados a ter na iminência do Risco de Cheias e Inundações:
• Mantenha a limpeza do quintal ou jardim, principalmente no outono, devido à queda das folhas que pode causar o entupimento dos sistemas de escoamento;
• Transfira os alimentos e objetos de valor para os pontos mais altos da casa;
• Coloque um anteparo de metal ou madeira e/ou sacos de areia à entrada de casa;
• Acondicione, num saco de plástico, os documentos e objetos pessoais mais importantes;
• Tenha preparado um Kit de Emergência;
• Tenha atenção às indicações transmitidas pelas entidades competentes e aos avisos meteorológicos emitidos.
Sobre o Ciclo da Proteção Civil | Lançada pela Câmara Municipal de Cascais, em fevereiro de 2023, a iniciativa “Ciclo da Proteção Civil”, pretende capacitar os munícipes para a adoção de comportamentos e respostas adequadas perante o risco. Mais informações aqui
CMC | DG