Está aqui
Festa de Natal sobre as águas
Foi de festa o último fim de semana em Cascais com a 38ª edição da já tradicional Regata de Natal. Ao todo, reuniram-se cerca de 250 os velejadores das mais diversas idades no Clube Naval de Cascais, para participar naquela que foi, para muitos, a última prova de 2022.
Apesar de sábado apenas terem sido realizadas duas das três regatas previstas, domingo as condições meteorológicas permitiram que se cumprisse o resto do programa conforme previsto, com o vento a rondar os 10 nós e alguma vaga atlântica a entrar ao largo de Cascais.
Na classe Optimist, a frota dos velejadores mais novos, em que participam mais de 80 jovens, o vencedor foi Bernardo Neto. Leonor Lopes, a primeira classificada feminina, ocupou o 6.º lugar da classificação geral. Destaque ainda para Francisco Quartin e Maria Nunes, que venceram as categorias Infantil (sub-12) masculina e feminina.
A frota de ILCA esteve a participar em força, contando com mais de 50 velejadores distribuídos pelas classes 4, 6 e 7. Nos ILCA 4, venceu Carlos Charabati, que ganhou quatro das cinco regatas e que já tinha sido vencedor da PAN do último fim de semana, e Mafalda Silva conquistou o 1º feminino (7ª na classificação geral).
Já nos ILCA/Laser, uma das classes mais competitivas da vela ligeira, mais precisamente nos ILCA 6, a velejadora olímpica Sara Carmo venceu o campeonato, e, nos ILCA 7, a vitória coube a Lourenço Mateus, que ganhou as três regatas do último dia.
Nos 420, a dupla local formada por Francisco Uva Sancho e José Vozone esteve a liderar durante todo o decorrer do campeonato e acabou por confirmar o seu favoritismo, seguida pela tripulação feminina de Beatriz Cintra e Rita Munhá.
Na classe SB20, tudo foi decidido na última regata, tendo vencido a tripulação feminina de Francisca Barros, Joan a Azevedo, Mafalda Pires de Lima e Luísa Peres.
Por último, nos Finn, Jorge Pinheiro de Melo apenas não venceu uma das cinco regatas disputadas, levando assim a melhor sobre os restantes competidores.
Finda a Regata de Natal, acaba assim a época competitiva de vela este ano em Cascais. A competição naquele que é um dos melhores campos de regata do mundo regressa em meados de janeiro de 2023.
Fotografias: Luís Fráguas/ Clube Naval de Cascais