Está aqui
José Man
A prática da corrida (em estrada e corta-mato) no concelho de Cascais tem um palmarés de que todos os municípios se devem orgulhar, quer pelas provas que há muitos anos realiza, quer pelos seus atletas, alguns mesmo de nível internacional. Confesso que seria meu desejo referir um número significativo de companheiros que, com o seu contributo diferenciado e desinteressado, têm ajudado a construir um valoroso historial.
É evidente, porém, que nesta exígua coluna seria utópico querer citar todos os que me habituei a admirar, em quase três décadas que levo de vivência atlética, nesta terra que adotei no já distante ano de 1972; e citar só alguns, creio que não seria justo. Grata pretensão, no entanto, que ainda penso concretizar num escrito bem mais alargado, logo que usufrua das condições indispensáveis.
Com esta limitação, pois, quedo-me por referir os já consolidados 20 km organizados pelo CCD do município de Cascais, prova que é sempre um grande acontecimento desportivo em época carnavalesca, à qual se juntou, em 1998, a denominada “Rapidinha” destinada aos menos treinados para longas distâncias.
Além desta prova ímpar, entre 1984 – creio – e 1996 realizou-se o “Troféu das Localidades”, organizado pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, que passou a denominar-se, em 1994, “Troféu de Atletismo”, com o apoio decisivo do pelouro e Departamento do Desporto, constituídos por provas em diversas localidades do nosso concelho, organizadas por dedicados carolas e nas quais participam inúmeros corredores de todos os níveis atléticos e idades.