Está aqui
Millennium Estoril Open 2021: dois ex-top 10 e um campeão de Grand Slam
O Millennium Estoril Open está de regresso com um elenco que promete muito espetáculo. O evento irá decorrer sem público no Clube de Ténis do Estoril, com uma aposta ainda mais forte no digital entre os dias 24 de abril e 2 de maio.
À lista de entrada junta-se agora dois jogadores com estatuto de top 10 mundial, Marin Cilic e Gilles Simon. Estes dois nomes maiores do ténis mundial acompanham, assim, o argentino Diego Schwartzman, já com uma vitória esta temporada, o carismático Gael Monfils (14.º ATP), o vencedor de 2017 Pablo Carreño Busta (15.º), o sempre irreverente Fabio Fognini (17.º) e o talentoso Christian Garín (20.º), outro tenista que já aumentou o palmarés em 2021.
João Sousa, o maior tenista português de sempre e vencedor do torneio em 2018, recebeu o primeiro wild card (convite) da organização, já que devido a uma lesão em 2020, perdeu a posição no ranking necessária para aceder diretamente à lista de inscritos do torneio ATP português.
Por seu turno, o fecho das inscrições para o qualifying do torneio ATP português revela uma fortissima fase de qualificação, com o lote de 11 jogadores com entrada direta a encerrar no 104º posto do ranking mundial. Entre os jogadores com entrada direta na fase de qualificação encontram-se tenistas de estilo e currículo particularmente interessantes — desde a escola francesa, personificada pelo múltiplo campeão de títulos do Grand Slam em pares Pierre-Hughes Herbert e pelo talentoso Corentin Moutet, até à nova geração do ténis espanhol, representada por Jaume Munar e Roberto Carballes-Baena. Sem esquecer um ex-semifinalista de Roland Garros como Marco Cecchinato ou o herói argentino que deu finalmente ao seu país a tão almejada Taça Davis, Federico Delbonis.
"Há sete anos que somos parceiros do Millennium Estoril Open que é o evento internacional mais importante para Cascais. Somos um destino turístico de excelência pelo que dependemos muito deste torneio para gritar bem alto a marca Portugal e a marca Cascais além-fronteiras. Este ano o evento vai provar que aqui em Cascais temos um espirito de resiliência enorme para ultrapassamos as adversidades maiores", referiu Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Sobre a impossibilidade de existir a presença do público, João Zilhão , diretor do torneio, adianta: “Vamos ter um torneio excelente e com um recorde de cinco tenistas no top-20. A nossa missão para este ano é dificultada pelas circunstâncias conhecidas de todos, mas para nós era essencial realizar o evento em 2021 e mostrar que estamos de volta”, acrescentando que “O Millennium Estoril não pode dar-se ao luxo de não se jogar em dois anos consecutivos sob pena de colocar em causa a sua futura permanência no calendário do ATP Tour. Infelizmente, não vamos poder contar com os aficionados que normalmente esgotam as bancadas do Clube de Ténis do Estoril, mas estamos a trabalhar para que os adeptos de ténis por esse mundo fora possam acompanhar todas as incidências da prova e o perfume do concelho de Cascais por via digital, disponibilizando para isso os melhores meios e os melhores conteúdos”. (PL)
(Notícia em atualização)