Está aqui
Eleições Europeias | “Tu escolhes a Europa em que queres viver”
Iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cascais, Parlamento Europeu, Instituto Português da Juventude e Associação Juvenil Rota Jovem, a campanha vem apelar à consciência dos jovens para a importância do voto enquanto escolha do futuro.
“Hoje, 70% das leis dos Estados membros da União Europeia emanam de diretivas europeias, pelo que é importante participar desde logo na escolha dos nossos representantes na União Europeia”, frisou Nuno Piteira Lopes, vereador da juventude na Câmara Municipal de Cascais.
O desafio não foi apenas para os jovens presentes, muitos deles com apenas 17 anos, mas também para os seus amigos e familiares, na expectativa de superar as taxas de abstenção mais elevadas neste ato eleitoral que nas restantes chamadas às urnas.
“Os jovens escolhem tudo na vida, a roupa, os amigos, as músicas, as tendências que seguem. É importante que também escolham o futuro que querem e, para isso, é fundamental que votem”, reforçou Ana Vieira, do Gabinete do Parlamento Europeu. “Sejam inspiradores e exigentes, para que os jovens de outros municípios sejam reivindicativos e exijam dos seus representantes aquilo que vocês aqui têm".
Presentes no mercado da Vila, os jovens de turmas das escolas secundárias da Cidadela, Ibn Mucana, e dos colégios “Maristas” de Carcavelos, Amor de Deus (Cascais) e Salesianos do Estoril, participaram numa ação de sensibilização que incluiu um desafio na plataforma Kahoot para apurar os conhecimentos dos jovens no que respeita à União Europeia.
A equipa vencedora (mais resposta certas no mais curto espaço de tempo) ganhou diversos prémios, entre os quais o direito a participar em várias ações de associativismo juvenil, sem enfrentar o desafio da seleção.
“Muito daquilo que nós conhecemos vai ser afetado pelo que se passa na Europa”, destacou Maggie Harris de Pina, presidente da Associação Juvenil Rota Jovem. “Por isso, pessoal, #destavezeuvoto!”, reforçou.
A sensibilização prossegue dia 9 de maio, no Centro cultural de Cascais, com a Conferência "Europa: Perspetivas do Futuro" (inscrições aqui).
O projeto Cascais Europa pretende mostrar como é importante ser um cidadão ativo e sensibilizar para uma prática democrática fundamental que é o voto, enquanto forma a combater a abstenção.