Está aqui
ONG - Organizações Não Governamentais
Ajudar os outros, fazer a diferença, e fazer parte do progresso são atos que queremos incutir na nossa sociedade.
A Câmara Municipal de Cascais contribui para este exercício de cidadania promovendo os valores fundamentais em todos os cidadãos de Cascais.
Ajudamos quem precisa de ajuda, participando e apoiando através de projetos direcionados à educação, à saúde, à reconstrução de espaços, à doação de bens materiais e alimentícios, entre outros.
Temos vindo a partilhar esta ajuda entre várias Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), as quais são representadas essencialmente em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
ONGDs que a CMC já apoiou:
Um Pequeno Gesto – Uma Grande Ajuda
Começaram em 2004 com 50 crianças apadrinhadas. Hoje os afilhados Um Pequeno Gesto (UPG) são aproximadamente 850, provenientes de bairros maioritariamente rurais do Xai-Xai, Chongoene e Chokwé.
Apoio CMC: apadrinhamento de crianças da “Escolinha do André”, de Bolsas Universitárias e de cursos técnicos, em Xai-Xai, Moçambique.
A Associação Helpo tem como objetivo prestar apoio às populações mais vulneráveis de países com baixo índice de desenvolvimento humano, através da sensibilização de financiadores que permitam a implementação de programas e projetos nas áreas chave da nossa intervenção.
Em Portugal é prestado apoio às populações mais vulneráveis, ajudando na supressão de necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio à infância; aposta-se também em projetos de advocacia e capacitação da população.
Nos Países em vias de desenvolvimento, a Helpo trabalha com as instituições locais, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente nas áreas ligadas à infância, educação e saúde materno-infantil e nutricional, setores chave da nossa intervenção.
Apoio CMC: Projeto Nutricional e Programa de Acompanhamento Materno-Infantil - PANMI em Cantagalo
Saiba mais sobre a ONG AQUI
SIM- Solidariedade Internacional a Moçambique
Na área de educação, a SIM tem concentrado a sua intervenção na escola do norte da Ilha do Bazaruto, a escola de Sitone, e no apoio ao estudo no continente de alguns dos seus melhores alunos, acolhendo-os no lar da SIM, na Vila de Inhassoro.
Na escola de Sitone, no Norte da Ilha do Bazaruto, as principais carências e problemas identificados são: fracas infraestruturas na escola, ausência de condições sanitárias básicas, ausência de refeições diárias na escola, distância até à escola que obriga os alunos a percorrer diariamente cerca de 10 km, falta de material escolar, formação dos professores deficitária, limitação curricular na escola de Sitone (só até ao 7.º ano), falta de oportunidade de progresso profissional na ilha.
As obras de reabilitação promovidas visam suprir as principais carências e problemas identificados, como a falta de estruturas de saneamento básico na escola de Sitone ou a falta de manutenção das infraestruturas existentes na escola de Sitone.
Apoio CMC: bolsas de estudo, refeições escolares, apoio à reconstrução de um barco para transporte das crianças
A Acácia é o resultado de um sonho muito antigo, bem como de uma paixão comum por África.
Constituída juridicamente em 2008, foi reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), em Março de 2009.
Com a missão de promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável, a "associação tem por objeto promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável. Na prossecução deste objeto, a Associação promove a conceção, execução e apoio a projetos e ações de cariz social, cultural, cívico, educacional e económico, em Portugal e nos países em vias de desenvolvimento".
Apoio CMC: bolsas de estudo para jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos.
Desde 2005, que a Mundo A Sorrir promove a Saúde e a Saúde Oral em Portugal e nos PALOP, beneficiando mais de meio milhão de pessoas. São uma Organização Não Governamental (ONG) que atua nas áreas da prevenção, capacitação, assistência médica e dentária e investigação científica. Posicionam-se como uma organização pioneira em Portugal que luta pela promoção e educação da saúde oral e global, bem como pelo bem-estar humano.
Apoio CMC: projeto “Saúde a Sorrir: São Tomé e Príncipe”
Durante estes dez anos, a Karingana desenvolveu um conjunto de ações relevantes nas áreas da educação, cultura, cidadania e social, sendo bem conhecido o seu papel na distribuição de centenas de milhares de livros nos Países da CPLP e na Comunidade Lusófona.
Os associados, individuais e coletivos, integram empresas, autarquias, universidades e outras entidades e personalidades com intervenção relevante na sociedade, que estão profundamente empenhados na realização de iniciativas, em particular nas áreas da educação, saúde e cidadania. Para a prossecução dos seus fins, a Associação conta, em especial, com o apoio dos associados, de entidades públicas e privadas e de todos aqueles que se quiserem associar a esta causa.
Saiba mais sobre a ONG AQUI
Anghilau
Anghilau é tradução da palavra "criança" em língua Jola falada pelos Felupes, uma etnia que ocupa a região do norte de Cacheu na Guiné-Bissau e parte da Casamansa, no Senegal. Anghilau é a palavra que designa criança nesta língua. Foi este nome que foi dada à Associação Anghilau, cujo objetivo fundamental é dar apoio às crianças e jovens de Suzana no que se refere à sua educação. A constituição da Associação Anghilau permitiu dar um caráter oficial à sua ação educativa, uma personalidade jurídica e financeira e alargar, assim, os seus objetivos educacionais, enquadrados nas realidades locais e de acordo com as aspirações e necessidades da população de Suzana.
A Associação Anghilau nasceu da ligação que a Família Rei Vilar tem com Suzana, na Guiné-Bissau, devido ao facto da fundação da sua primeira escola ter sido uma realização do Capitão Luís Filipe Rei Vilar durante a sua comissão em 1969-1970, onde veio a falecer em combate. O reconhecimento dos Felupes pela ação do Capitão Rei Vilar na construção da escola, na proteção das crianças em particular e na defesa da população de Suzana, em termos mais gerais, faz parte das suas memórias.
Os objetivos da Associação são os de contribuir para a melhoria da educação das crianças de Suzana na Guiné-Bissau, promovendo desta forma os laços de amizade entre os povos e especificamente entre o povo português e o povo guineense.
Apoio CMC: construção da residência dos professores no jardim-escola e a sua eletrificação; refeições diárias para os alunos.
Khanimambo
A Fundacão Khanimambo foi criada em 2007 por vocação da Alexia Vieira com o objetivo de melhorar a situação de 400 meninos e meninas e das suas famílias na Praia de Xai-Xai, Moçambique. Entendem que a cooperação para o desenvolvimento como algo próximo, dinâmico e colaborativo. É por isso que oferecem uma ajuda integral sempre na perspetiva de trabalhar com toda a comunidade que apoiam.
Para entender as necessidades de toda a comunidade, precisamos de fazer parte dela. É por isso que a Alexia e o Eric, juntamente com as suas três filhas, vivem na Praia de Xai-Xai onde trabalham em conjunto com a equipa moçambicana, servindo as crianças e as famílias do projeto. É no Centro Munti que desenvolvem simultaneamente os seus cinco programas focados em educação, nutrição, saúde, bolsas xipfundo para o Ensino Superior, e na comunidade.
Apoio CMC: Apoio nas despesas para todos os ciclos nos programas de educação em aulas de reforço nas escolas públicas, material escolar, taxas de exames e certificados, transporte e uniformes.
Saiba mais sobre a ONG AQUI
A CulturSOL é uma associação Sócio-Cultural de direito privado sem fins lucrativos, com sede na Freguesia de Alcabideche, Concelho de Cascais, constituída por escritura pública em 25 de Janeiro de 2007, que tem como objetivos:
- Promover e contribuir para a proteção e apoio aos grupos da população mais carenciados e desfavorecidos, principalmente as crianças e os jovens, através da realização de ações a nível da educação e aprendizagem, atividades culturais e artísticas;
- Desenvolver projetos de integração social, através de ações de prevenção, de formação e de encaminhamento, de forma a combater as causas e os efeitos da marginalização social;
- Apoiar a criação e manutenção de equipamentos sociais destinados às populações carenciadas;
- Apoiar cidadãos sem abrigo, através do fornecimento de alimentação, vestuário e cuidados básicos de higiene e saúde;
- Desenvolver projetos de solidariedade social e promover o intercâmbio de atividades sociais, culturais e artísticas com países de língua oficial portuguesa;
- Desenvolver estudos, projetos e ações de formação no âmbito da intervenção comunitária.
Saiba mais sobre a ONG AQUI