Designação do projeto | Reabilitação da Creche Torre-Guia
Código do projeto | Lisboa-08-4943-FEDER-000069
Objetivo principal | Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação
Região de intervenção | Cascais, União das Freguesias de Cascais e Estoril
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 16-02-2018
Data de início | 01-03-2018
Data de conclusão | 27-02-2021
Custo total elegível | 826.690,36 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 413.345,18 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
A Operação “Reabilitação da Creche Torre-Guia” está contratualizada no PEDU/PAICD (Ação 3.3.2.), integrada na medida 3.3. do PEDU, cujo objetivo estratégico é “Reabilitar e refuncionalizar espaços edificados, tendo em vista a instalação de equipamentos e serviços de apoio social”.
A presente Operação intervém num equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio a crianças até aos três anos de idade e às suas famílias e localizado num dos bairros da União de Freguesias de Cascais e Estoril, mais propriamente no Bairro da Torre. Situado relativamente próximo do centro da Vila de Cascais, o Bairro da Torre está classificado no PAICD de Cascais como comunidade desfavorecida.
A Creche ocupa um edifício localizado na Rua Maria Auxiliadora n.º 221, na zona sul do Bairro. Este edifício é propriedade da Câmara Municipal de Cascais e está cedido em regime de comodato à TorreGuia - Cooperativa de Solidariedade Social C.R.L, a entidade que criou e gere a Creche.
A TorreGuia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) constituída em 2000, com o objetivo de ser uma referência na intervenção com crianças, famílias e comunidades, pela promoção de qualidade, sustentabilidade e articulação com diferentes parceiros sociais. Para além da Creche Torre-Guia, esta organização realiza atividades de animação e apoio à família para o pré-escolar da rede pública, ludoteca, serviço de psicologia e terapia familiar, serviços de babysitting, animações de festas, serviço de refeição e lavandaria.
O edifício municipal onde a Creche Torre-Guia está instalada foi projetado pelo arquiteto Gonçalo Salazar de Sousa e é composto por um piso térreo, com área bruta de construção de 442 m2, com espaços dedicados às atividades de berçário e creche, um salão polivalente, uma cozinha, lavandaria, secretaria e gabinetes de trabalho. No exterior, na parte sul, existe um recreio coberto com alpendre, que complementa uma área de recreio descoberta.
Ao longo dos anos algumas áreas específicas do edifício foram acumulando as suas funções originais com funções secundárias de armazenamento, arquivo ou arrumos, gerando alguma desorganização funcional e a necessidade de maior área livre.
A presente Operação compreende a beneficiação e reorganização dos espaços existentes no atual edifício, assim como a integração de um novo volume, traduzido na criação de um piso adicional, que albergue as novas necessidades programáticas. Pretendeu-se limitar a intervenção ao essencial, optando-se por conjugar o acréscimo de novas áreas com o respeito e incremento da funcionalidade dos espaços pré-existentes.
Ao tornar-se mais funcional, o edifício pode responder melhor às necessidades dos seus utilizadores, melhorando consequentemente o seu impacto na comunidade, o ambiente urbano do Bairro da Torre e aumentando o sentido de pertença da comunidade.