Nova ambulância do INEM em Cascais.
Nas instalações dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana decorreu hoje uma cerimónia sobre a colaboração das Corporações dos Bombeiros com o INEM no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica. Foram atribuídas oito ambulâncias do INEM a várias corporações de bombeiros dispersas pelo país.
A renovação da frota de ambulâncias afeta aos postos de emergência médica, decorre ao abrigo de protocolos firmados entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e diversos corpos de bombeiros por todo o país. As corporações de bombeiros que receberam hoje os novos veículos foram: Carcavelos e São Domingos de Rana; Espinho; São Pedro do Sul; Cantanhede; Pinhal Novo; Satão, Crato e Belas.
“Um reforço desta parceria do Ministério da Saúde com Cascais, neste caso através do INEM”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Mais uma “melhoria da prestação de serviços médicos e socorro, à população de Cascais e a todos aqueles que nos visitam”, acrescentou o autarca.
Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde referiu “que este ano serão entregues mais 75 novas ambulâncias, num investimento que ultrapassa os 3,5 milhões de euros. Neste momento é “de fato o maior investimento em equipamentos, meios e recursos humanos que o INEM alguma vez teve. Amanhã serão acolhidos cerca de 100 novos técnicos de emergência pré-hospitalar”, referiu.
Os postos de Emergência Médica (PEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) funcionam em corporações de bombeiros que têm acordos com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do instituto, disponível 24 horas por dia, a fim de dar resposta aos pedidos de socorro recebidos via número Europeu de Emergência – 112. AQ