A interação entre indivíduos e instituições passou a ser predominantemente digital.
Neste sentido, a Administração Pública é desafiada para adotar novos padrões de modernização administrativa, acompanhando a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação com a finalidade de prestar um serviço público de qualidade, contribuindo assim para uma maior transparência, eficiência e eficácia na sua atuação face ao cidadão.
Desde 2008 e da sua integração no projeto SIMPLEX AUTÁRQUICO que o Município de Cascais tem vindo a implementar medidas visando a simplificação no contexto local, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, aumentar a competitividade económica do território municipal e melhorar a transparência das decisões e imagem da autarquia.
A implementação de uma política de qualidade alinha-se com os pressupostos da gestão autárquica, fomentando uma cultura de trabalho de equipa, a formação dos trabalhadores, a partilha de competências, a gestão da informação e do conhecimento e a melhoria dos processos de trabalho.
Orientando a sua ação tendo em conta os princípios de modernização dos serviços públicos e da gestão pela qualidade; valorização da relação com o munícipe; da comunicação eficaz e transparente; da simplicidade; da responsabilidade e da gestão participativa, são disponibilizadas, um conjunto de ferramentas que visam designadamente:
Promover a integração transversal dos serviços, orientando-os para o cidadão, facilitando a racionalização e a eficiência, promovendo maior partilha de meios e de informação entre serviços municipais;
Agilizar a tramitação interna e externa dos processos tendo em vista o incremento da capacidade de resposta ao cidadão e empresas sedeados no concelho, reduzindo custos de contexto para o exercício de uma atividade económica;
Estimular a concertação e cooperação entre o município e a sociedade civil, com vista à criação de sinergias de melhoria contínua e de governança.
Assim, visando a otimização do seu desempenho interno, o Município tem promovido as mais diversas iniciativas e adotado as soluções que melhor contribuam para aumentar o impacto na facilidade de acesso à informação e na celeridade de resposta às necessidades e expetativas dos Munícipes.
E porque é fundamental o envolvimento não só dos colaboradores municipais em todo o processo, mas também do munícipe, foram criados mecanismos de auscultação que contribuam para a prestação de um serviço de excelência.