CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Orçamento Participativo permite ampliar e renovar refeitório escolar

Com 240 lugares e completamente renovado e equipado, o refeitório da Escola Secundária Ibn Mucana, sede de Agrupamento em Alcabideche, convida a entrar. Projeto do Orçamento Participativo de Cascais 2013, esta obra representou um investimento de 300.000€ e permitiu a ampliação do espaço, até aqui com apenas 100 lugares. Uma melhoria de condições para os 500 alunos que ali almoçam diariamente e para a população escolar de 1513 alunos que agora dispõe de uma sala multiusos totalmente equipada.
A ampliação do refeitório, que também serve de sala multiusos e auditório dada a instalação de um palco, foi um dos projetos vencedores do OP de 2013, alcançando um total de 4920 votos, numa verdadeira tarefa comunitária: “esta obra não é da Associação de Pais e muito menos do seu presidente”, fez questão de salientar, José Batalha, presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e promotor do projeto. 
 
“Esta é uma obra de todos. Das dezenas de pais e professores que se juntaram a nós na sessão de participação pública do OP em que apresentámos o projeto e votaram para o fazer avançar, dos que nos ajudaram a promover e divulgar apelando à votação, em especial a turma do 9.ºB, e dos que votaram em nós para que este projeto fosse executado”, explicou o responsável. 
 
Para José Batalha, figura de relevo cuja participação em vários projetos tem trazido grandes mais-valias para a comunidade, “o OP é uma excelente maneira de aproximar eleitores e eleitos, mas sobretudo uma verdadeira escola de cidadania que nos diz que a nossa opinião conta e que se nos unirmos podemos fazer muitas coisas”.
 
“Até aqui os nossos alunos 1513 alunos tinham de esperar ao sol ou à chuva em filas enormes e almoçar significava fazer cinco turnos, o que demorava muito tempo. Hoje, em apenas dois turnos, são servidos 500 almoços todos os dias”, revelou, na inauguração do espaço, dia 18.09, Teresa Lopes, Diretora do Agrupamento que reúne um total de 2271 alunos do Pré-Escolar ao 12.º ano.
 
“Hoje, graças ao OP, além de um refeitório maior e com muito melhores condições, temos aqui uma sala para outros usos. Este é um bom exemplo para usar em qualquer situação de como é possível por mãos à obra e fazer acontecer”, referiu Carlos carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. 
Delegação de competências entra em vigor a 1 de janeiro de 2016
 
Além da inauguração das obras de ampliação e requalificação do refeitório, a cerimónia que juntou centenas de alunos, pais, professores e pessoal não docente serviu ainda para reforçar o apoio da comunidade escolar à Câmara Municipal de Cascais quanto à transferência de competências na área da educação. 
“Sempre fomos a favor da delegação de competências desde que os decisores políticos saibam ouvir e a Câmara Municipal de Cascais sabe!”, afirmou José Batalha, presidente da Associação de Pais do Agrupamento.
 
“Em boa hora a Câmara Municipal de Cascais assumiu responsabilidades na área da Educação”, reforçou Teresa Lopes, diretora do Agrupamento.
Um desafio que começará em pleno no início do próximo ano: “a Câmara só vai assumir as novas competências, no seu todo, a partir de 1 de janeiro de 2016”, confirmou Carlos Carreiras, explicando que o estabelecimento desta data se deve à necessidade de, em primeiro lugar, “garantir que as escolas têm pessoal não docente em número suficiente para garantir a qualidade de funcionamento do ensino público no concelho”. Foram, por isso, já contratadas 150 novas pessoas para diversas funções.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0