CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Ler é viajar!” para ganhar hábitos de leitura entre os alunos de Cascais

Como uma semente que se pretende que ganhe raízes pela vida fora, a Biblioteca Municipal – Infantil e Juvenil de Cascais agarrou na metáfora das viagens para estimular o gosto pela leitura e a escrita entre as crianças da Escola EB Raul Lino, no Monte Estoril.

A atividade contou com mais de 200 alunos deste estabelecimento de ensino, resultando nos primeiros três meses de implementação do projeto, que teve início em outubro de 2014, no  aumento de mais de 700 empréstimos dos 30 títulos que integram o Plano Nacional de Leitura. Para Célia Santos, professora responsável pela ludobiblioteca da escola, “esta é uma excelente iniciativa! Aumentou o espólio de obras disponíveis na escola e os materiais gráficos produzidos pela autarquia, como o bilhete-postal, o diário de bordo e o passaporte da leitura, constituiram também um grande incentivo à leitura”.


A atividade não se esgota com a leitura dos livros porque os ateliês que a complementam são realizados na biblioteca municipal, estimulando a escrita criativa entre participantes. Por cada uma das obras lidas, o aluno recebe um carimbo no passaporte da leitura. Carolina leu todas as obras propostas. “A viagem” que cada aluno faz com cada obra que lê é, depois, partilhada com os colegas nos ateliês. Partilha feita através dos referidos materiais gráficos. No bilhete-postal, ilustrado com a imagem de capa das diferentes obras, o aluno dirige-se, por escrito, a um dos colegas, falando-lhe da sua viagem de leitura e aconselhando-o a ler esse mesmo livro. O diário de bordo é mais um dos exemplos dos materiais onde cada leitor regista e desenha sobre a viagem que quer partilhar com outros colegas.


Os resultados surpreenderam pela positiva! Fátima Nunes, professora e também mãe de uma das alunas participantes, conta que “quando o projeto foi lançado, a afluência dos alunos à biblioteca escolar foi grande. “Não conseguíamos receber todos de uma vez. Liam nos recreios, e na fila para entrar na sala de aula, continuavam de livros abertos”.


Célia Santos, a professora bibliotecária da Raul Lino, revela ainda que uma das ideias desta escola é “propor que a iniciativa da autarquia se estenda a outras unidades do agrupamento, o que também inclui escolas do ensino secundário. O objetivo é agarrar e espalhar este exemplo de sucesso entre os alunos para promover o gosto pela leitura e a escrita”.


Até ao final do ano letivo todos os participantes vão ter a oportunidade de completar o passaporte “Ler é viajar!”.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0