Designação do projeto | Rede Segura
Código do projeto | 084191/2012/977
Objetivo principal | Projetos de intervenção no combate à Violência de Género
Região de intervenção | Município de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 21-11-2012
Data de inicio | 01-12-2012
Data de conclusão | 30-12-2013
Custo total elegível |47.727,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | FSE - 24.149,86 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
No âmbito da candidatura realizada ao POPH, em 2013, foi possível potenciar a intervenção prevista no Plano Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica 2012-2013.
Deste modo, foi editado o Roteiro Rede Segura, no qual o Fórum Municipal contra a Violência Doméstica já vinha a trabalhar há algum tempo. O Roteiro é um instrumento, construído com os parceiros, que define e procura implementar procedimentos e padrões de qualidade na intervenção de toda a Rede Social na problemática da violência doméstica, disponibilizando para o efeito instrumentos práticos. Com este Roteiro pretende-se centrar a intervenção na segurança das vítimas e crianças envolvidas, potenciando todos os recursos existentes na comunidade para uma intervenção em rede, assente em princípios e procedimentos comuns de ação.
Foram também desenvolvidas ações de divulgação e formação sobre o Roteiro, de modo a que todos/as estejam aptos a detetar os casos, a abordar adequadamente as vítimas, a saber avaliar o grau de risco das situações e a saber encaminhar as pessoas (quando o desejam) para os serviços de apoio especializado.
Ainda no âmbito desta candidatura foi possível dar continuidade às ações de formação sobre mulheres idosas vítimas de violência familiar para profissionais de saúde e de serviços de apoio domiciliário, enquanto profissionais privilegiados para a deteção destas situações, uma vez que são, frequentemente, as únicas pessoas que mantêm um contacto regular com mulheres idosas, muitas vezes isoladas.
Foi também no âmbito desta candidatura que se realizou o estudo avaliativo da qualidade das respostas prestadas a nível local, através de entrevistas a vítimas com diversos percursos institucionais, procurando aferir os aspetos mais positivos da intervenção em rede e os elementos que carecem de melhoria, na perspetiva das pessoas destinatárias da intervenção.
Outro projeto que se concretizou com a candidatura ao POPH, fundamenta-se no estudo promovido pelo Fórum em 2010 sobre “Adolescência, Violência e Género no concelho de Cascais” e denomina-se “Kit Pedagógico – Prevenção da Violência nas Relações de Intimidade Juvenil”.
Este projeto foi desenvolvido com alunos/as e professoras da Escola Básica e Secundária da Cidadela, no âmbito do Gabinete de Promoção da Saúde, e é composto por um filme e por um Guião para docentes, tendo por base de trabalho a metodologia do Teatro Debate.
O Kit foi pensado para ser utilizado nas escolas, podendo ser utilizado por qualquer outro agente educativo que pretenda abordar esta problemática. Acreditamos que este instrumento pode ajudar a encontrar um conjunto de ideias, de argumentos, de sugestões que poderão ser úteis para sensibilizar e envolver jovens na prevenção da violência.