Designação do projeto | Intervenção Integrada de Requalificação de Espaços Escolares do JI e 1º Ciclo em Cascais
Código do projeto | LISBOA-07-5673-FEDER-000070
Objetivo principal | Dotar os espaços educativos de melhores condições estruturais de segurança, conforto, bem-estar e proporcionar a multifuncionalidade em termos pedagógicos e lúdicos
Região de intervenção | Concelho de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 06-08-2018
Data de início | 08-09-2016
Data de conclusão | 31-03-2018
Custo total elegível | 635 493,66 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 289.187,96 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
A Operação foi executada de acordo com os objetivos propostos, os quais consistiram na beneficiação de diversas escolas do pré-escolar e 1º ciclo, nomeadamente na EB de Trajouce; na EB da Malveira da Serra; na EB de Caparide; na EB de Talaíde; na EB José Jorge Letria; e na EB António Torrado. Caracterizou-se por uma sequência de intervenções integradas nos espaços interiores e exteriores, de forma a permitir uma plena relação funcional entre os espaços, que permitam às crianças utilizarem os vários equipamentos escolares no intuito de criar melhores condições de conforto e segurança.
As escolas careciam de intervenções e uma correta adequação às exigências das respostas tanto do pré-escolar como do 1º ciclo. Permitindo um maior aproveitamento dos espaços interiores com maior comodidade, como dos espaços exteriores quer nos espaços cobertos, quer nos espaços abertos e zonas relvadas, a beneficiação dos diversos equipamentos escolares constituiu um decisivo ponto de partida no processo global de requalificação das zonas envolventes, configurando uma referência positiva importante em cada comunidade.
Estas intervenções visaram de forma integrada, a recuperação das escolas já existentes e em pleno funcionamento, com o objetivo de dotar os diversos equipamentos de qualidade estética e funcional adequado a uma aprendizagem de qualidade, integradora e moderna; criar espaços de educação não formal, e de apoio social, que propiciem a utilização, quer nos tempos letivos e pós letivos pelos alunos.