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Circular Interna de Manique

Designação do projeto | Circular Interna de Manique
Código do projeto | LISBOA-02-0650-FEDER-001203 
Objetivo principal | Promover a segurança e resolver os fortíssimos constrangimentos de circulação rodoviária e criar as devidas condições para a circulação pedonal.
Região de intervenção | Manique, Freguesia de Alcabideche
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 08-06-2015
Data de início | 20-08-2010
Data de conclusão | 23-04-2012
Custo total elegível | 757.794,00€
Apoio financeiro da União Europeia Aprovada sem financiamento (overbooking)                                   
Estado atualEncerrado
 
Resumo:
Inserido na tipologia de redes e sistemas nacionais, regionais e locais de mobilidade, nomeadamente nas intervenções que visem promover a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária, a obra da Circular Interna de Manique foi alvo de candidatura em regime de aprovação condicionada-overbooking, no âmbito do regulamento específico para a mobilidade territorial, aberto de 28 de Abril a 18 de Maio de 2015.
 
A obra de execução da Circular Interna de Manique, na freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais, teve por principal objetivo minimizar os problemas decorrentes do atravessamento do centro de Manique por um eixo estruturante do concelho, que permite a movimentação longitudinal na sua zona Norte entre os agregados habitacionais de Tires / São Domingos de Rana e Estoril / Alcabideche, sendo ainda uma via distribuidora local nas suas zonas marginais e de envolvência. 
 
Por força do tráfego pesado que a solicita e por uma insuficiente estrutura, o pavimento da via e respetiva base de fundação encontravam-se em elevado grau de degradação, inviabilizando uma reparação superficial, designadamente por meio de recarga ou reperfilamento. Desta forma, optou-se pela criação de via alternativa e de sentidos únicos, dada a limitação decorrente das construções existentes, com o objetivo de resolver os fortíssimos constrangimentos de circulação rodoviária e criar as devidas condições para a circulação pedonal. A eliminação dos estrangulamentos beneficiou igualmente o tráfego de transportes coletivos, nomeadamente no que respeita ao transporte escolar que serve a Escola Salesiana de Manique, frequentada por cerca 1700 alunos. A criação de condições para a circulação pedonal foi especialmente crítica e determinante, dada a proximidade do referido equipamento escolar e consequente elevado número de crianças e jovens a circular a pé.
 
 

Cascais Digital

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