Legislação
Outra legislação de interesse:
•
Decreto-Lei n.º 144/2008 – define o quadro de transferência de competências para os municípios em matéria de educação;
•
Lei n.º 85/2009 - estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré -escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade;
•
Lei n.º 75/2013 – estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.
Anteriores à Revisão da Carta
Em 2002 elaborou-se a primeira Carta Educativa do concelho de Cascais com a colaboração do Centro de Estudos e Investigação Aplicada do Instituto Superior de Serviço Social.
Consulte aqui: o
volume 1 e o volume 2.
O Contrato de Educação e Formação Municipal (hiperligação no nome), celebrado entre a Câmara Municipal de Cascais e o Ministério de Educação e Ciência estabelece a revisão desse documento.
Com base nessa obrigatoriedade e compromisso é lançado um concurso público para a elaboração da Carta Educativa do concelho de Cascais 2016 (hiperligação para o caderno de encargos).
Foi selecionada proposta (hiperligação quando se carrega no nome) do Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) do Instituto Superior Técnico.
Produzidos no decurso da Revisão da Carta
No final de cada fase (I,II,II, IV) estão disponíveis os relatórios intercalares previstos.
Poderão ainda encontrar o Documento Final da Carta Educativa do Concelho de Cascais.
Disponibilizamos os seguintes documentos, entretanto produzidos: