Está aqui
Paula e Bica
O Bica dá aulas de surf em Cascais onde, ao longo de todo o ano, vai recebendo alunos que aqui vão chegando vindos dos cinco continentes. Mais do que “um trabalho” vê a sua profissão como “um privilégio e uma forma de estar”, com a qual tem aprendido muito sobre as pessoas e sobre o mundo.
Nos últimos anos, particularmente depois da chegada da Universidade Nova ao concelho, vai reparando como Cascais se está a transformar num local de encontro de culturas e de jovens que chegam e partem e aqui fazem amizades e contactos. Às vezes para a vida.
A Paula, uma das suas alunas, é uma jurista brasileira que veio fazer um mestrado à Faculdade de Direito de Lisboa e se instalou em Cascais. Ela conta que “foi muito rápida a decisão de vir” e que “quando chegou não conhecia ninguém nem quase nada do país”.
Mas as aulas de surf foram um passaporte para se integrar com a ajuda do Bica que, rapidamente, tratou de a “fazer sentir-se em casa”.
Nada mais natural, conta ele, depois de lhe ter acontecido o mesmo no Brasil onde viveu há uns anos e onde não se esquece como “foi sempre muito simples lidar com todos” e se sentiu sempre muito acompanhado e bem-recebido.
#encontraomundoemcascais